Agende uma consulta

5 dicas de prevenção contra o câncer de pele

5 dicas de prevenção contra o câncer de pele

 O período do verão é para os brasileiros sinônimo de praia e piscina. Mas vivemos um período atípico, com a pandemia assolando lares e famílias. Para aproveitar esta época do ano, além dos cuidados com a Covid-19, é preciso atenção ao câncer de pele. Esse tipo de tumor pode ser percebido pelo próprio indivíduo ao analisar se existe alguma mancha ou ferida na pele. O autoexame deve ser feito frequentemente, principalmente após o verão ou depois de longos períodos de exposição aos raios solares. Observado qualquer sinal de mancha diferente ou novas pintas, a recomendação é procurar um especialista. O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento do câncer de pele, mas a prevenção ainda é a principal maneira de se evitar novos casos.

Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que para cada ano do triênio 2020/2022 sejam diagnosticados no Brasil 176.930 novos casos de câncer de pele basocelular e espinocelular, sendo 83.770 em homens e 93.160 em mulheres. O câncer de pele é um dos tumores mais frequentes no Brasil, correspondendo a 33% dos cânceres diagnosticados no país, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Saiba quais são 5 dicas de ouro de prevenção apresentadas pelo cirurgião oncológico Luciano Biasi, do Instituto de Oncologia do Paraná – IOP e membro do Grupo Brasileiro de Melanoma.

1 – Filtro solar

Intensifique o uso do filtro solar, que deve ser aplicado diariamente. De preferência, usar o Fator de Proteção Solar 15, 20 ou 30, dependendo do grau de exposição solar. Se estiver na praia, o FPS deve ser mais elevado. Não se esqueça de reaplicar o produto a cada duas horas, pois o mormaço também queima.

2 – Protetor labial

Os lábios também ficam expostos aos raios ultravioletas, portanto, é preciso usar protetor solar labial de boa qualidade.

3 – Controle o relógio

Importante evitar a exposição solar entre 10h e 16h. Crianças e adolescentes devem evitar a superexposição ao sol, para reduzir o risco de melanoma na fase adulta.

4 – Use roupas leves

Dê preferência às roupas de algodão ou as que têm proteção UV, que absorvem o calor e o suor. Não use tecidos sintéticos, pois retêm o calor. Sempre que puder, use camisa/blusa de mangas longas.

5 – Acessórios são fundamentais

Chapéus de abas largas protegem a cabeça e o rosto da irradiação do sol. Use e abuse dos óculos de sol, mas verifique se são de boa procedência e que tenham filtro de proteção solar/UV.

Tags

O IOP utiliza cookies e tecnologias semelhantes que nos ajudam a fornecer melhor experiência e navegação. Ao clicar no botão “Concordar” ou continuar a navegar em nosso site, você está ciente e concorda com o uso de cookies.