5 dicas para uma boa alimentação nas festas do final de ano

21 de dezembro de 2020

5 dicas para uma boa alimentação nas festas do final de ano

As comemorações de final de ano estão chegando e com elas as delícias das comidas típicas do Natal e Ano Novo. Pacientes em tratamento de câncer que fazem quimioterapia e/ou radioterapia devem ser mais cautelosos quanto à alimentação. É preciso evitar os excessos durante a alimentação, como, por exemplo, comidas gordurosas, que podem potencializar os chamados efeitos indesejados, como enjoos, náuseas e diarreia.

Para a nutricionista Karen Cardoso Inamassu, todos devem comemorar as festas de fim de ano, principalmente neste em que fomos levados ao limite com a pandemia. “Vale comemorar muito, mas sem cometer os exageros à mesa. Pacientes oncológicos podem adquirir com mais facilidade um processo infeccioso, devido à baixa imunidade, por isso é recomendado seguir uma alimentação equilibrada”, cita.

 

Acompanhe as dicas da nutricionista para uma boa alimentação:

  1. Faça refeições ao longo do dia

Coma normalmente ao longo do dia, independente do horário da festa. Ficar sem comer ao longo do dia pode fazer com que você coma exageradamente ou até mesmo de forma compulsiva.

  1. Antes de começar a se servir, observe as opções disponíveis

Quanto maior a variedade de alimentos e preparações disponíveis, maiores as chances de comer de forma inconsciente, por querer experimentar todos os sabores. Por isso, observe as opções e escolha o que realmente o interessa.

  1. Evite misturar bebidas

Se puder evitar a bebida alcoólica é melhor. Caso contrário, não misture as bebidas. Aproveite o momento para experimentar drinks sem álcool e com frutas variadas. Importante: a bebida alcoólica só deverá ser consumida com a liberação do seu médico!

  1. Cuidado com os aperitivos

Uma boa dica é consumir nozes e castanhas que são oleaginosas típicas das festas de fim de ano. Elas são nutritivas e carregadas de gorduras boas. Só não vale exagerar na quantidade!

  1. Aproveite o momento e coma devagar

Mude o foco, observe o ambiente, converse com as pessoas, dê risada, desfrute do momento presente. A comida é apenas parte dele. Comer devagar, prestar atenção e saborear cada garfada da escolha feita é uma das ações mais importantes diante da comida. Quando se come rápido e desatento, se come mais.

Confira abaixo algumas receitas de drinks saudáveis para alegrar a sua confraternização:

 

Drink de frutas

Ingredientes

. 100 ml de suco de cranberry

. 100 ml de suco de abacaxi

. 100 ml de suco de limão

. 100 ml de água com gás

Use uma fatia de limão para decorar o copo.

 

Feel Pretty

Ingredientes

. 100 ml de chá vermelho com amora

. 8 uvas do tipo Niagara

. Uma colher de sopa de limão espremido

. Gelo a gosto

. Talo de manjericão

 

Modo de preparo

Em um copo long drink macere as uvas, adicione o suco de limão espremido, o chá vermelho com amora e o gelo. Para decorar e mexer o seu drink, adicione o talo de manjericão.

Coquetéis sem álcool

Em uma panela ferva frutas picadas, sucos, água, canela em pau, noz- moscada ralada e ervas. Deixe esfriar, leve à geladeira. O ideal é servir bem gelado. Saúde!