Agende uma consulta

O que é Medicina Integrativa?

medicina-integrativa

Você sabia que a medicina integrativa também pode ajudar na sua saúde mental?

Técnicas de acupuntura, aromaterapia e meditação, entre outras, são grandes aliadas para o equilíbrio das emoções e podem ajudar a enfrentar o estresse e a ansiedade do dia a dia.

O conceito empregado é que as técnicas associadas ao uso de medicamentos e à psicoterapia dão o suporte ao tratamento e ao mesmo tempo elevem a qualidade de vida, podendo minimizar efeitos colaterais de remédios ou até a redução deles.

Conheça algumas das principais técnicas integrativas:

 

Acupuntura: Consiste na aplicação de agulhas inseridas em pontos específicos do corpo. Atua sobre o sistema nervoso, estimulando a produção de neurotransmissores e hormônios com função relaxante e analgésica, além de melhorar a circulação e a oxigenação dos tecidos. A acupuntura também pode diminuir os níveis de cortisol e adrenalina, auxiliando na redução do estresse e melhorando a frequência cardíaca.

Aromaterapia: Técnica natural que utiliza o aroma e as partículas liberadas por diferentes óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro, ajudando a aliviar os sintomas de ansiedade, insônia, depressão, asma ou resfriado; a promover o bem-estar e a fortalecer as defesas do corpo. Inalados, óleos essenciais atingem a região do cérebro responsável pelo controle das emoções, o sistema límbico.

Meditação: Algumas de técnicas de meditação incluem ioga, tai chi, meditação transcendental e o mindfulness. Saiba um pouco mais sobre benefícios que a meditação poderá lhe trazer:

  • redução do estresse e da ansiedade;
  • redução da pressão arterial;
  • ajuda a melhor o sono;
  • estimula na busca pelo autoconhecimento;
  • auxilia no aumento da produtividade profissional.

Siga o IOP nas redes sociais:

Tags

O IOP utiliza cookies e tecnologias semelhantes que nos ajudam a fornecer melhor experiência e navegação. Ao clicar no botão “Concordar” ou continuar a navegar em nosso site, você está ciente e concorda com o uso de cookies.