Agende uma consulta

Dia mundial sem tabaco – Data para lembrar da importância de combater o tabagismo

O câncer é possivelmente a consequência mais grave do consumo de tabaco e uma das principais razões pelas quais o Dia Mundial Sem Tabaco é tão importante. O tabagismo está fortemente associado ao desenvolvimento de vários tipos de câncer, sendo o câncer de pulmão o mais comum.

Estudos mostram que cerca de 85% dos casos de câncer de pulmão estão relacionados ao tabagismo. O tabaco contém substâncias químicas tóxicas, incluindo carcinógenos, que danificam o DNA nas células dos pulmões.

Com o tempo, essas alterações genéticas podem levar ao crescimento descontrolado de células cancerosas.
Além do câncer de pulmão, o tabagismo também está associado a outros tipos de câncer, como câncer de boca, garganta, esôfago, pâncreas, rins e bexiga. As substâncias químicas presentes no tabaco podem ser absorvidas pelo corpo através da corrente sanguínea e afetar diferentes órgãos e tecidos, causando mutações celulares e a formação de tumores.

O Dia Mundial Sem Tabaco nos lembra da importância de combater o tabagismo e adotar medidas eficazes para reduzir a incidência de câncer relacionado ao tabaco. Parar de fumar e promover um estilo de vida saudável são as melhores formas de prevenir o câncer e melhorar a saúde em geral.

 

Mais informações:

Câncer de Pulmão: O quarto mais incidente no Brasil

Câncer de pulmão: O quarto mais incidente em mulheres brasileiras

Siga o IOP nas redes sociais:

Tags

O IOP utiliza cookies e tecnologias semelhantes que nos ajudam a fornecer melhor experiência e navegação. Ao clicar no botão “Concordar” ou continuar a navegar em nosso site, você está ciente e concorda com o uso de cookies.