Agende uma consulta

Estudo POSITIVE revela dados encorajadores sobre câncer de mama e gravidez

Novo estudo clínico mostra dados encorajadores para mulheres jovens com câncer de mama que desejam engravidar

Aline Cristini Vieira, oncologista clínica do Instituto de Oncologia do Paraná – IOP

Embora o diagnóstico de câncer de mama seja mais frequente em mulheres de meia idade ou mais idosas, tem-se observado com maior frequência o diagnóstico em mulheres jovens, abaixo dos 40 anos, e uma importante preocupação por uma grande parcela dessas mulheres é sobre sua fertilidade, principalmente entre aquelas que ainda desejam a maternidade.

O tratamento do câncer de mama nessas mulheres jovens inclui terapia endócrina padrão como tamoxifeno ou inibidores da aromatase, frequentemente associados à supressão ovariana, com uma duração de 5 a 10 anos. Esses tratamentos podem reduzir a reserva ovariana e as chances de gravidez subsequente bem-sucedida – uma vez que a concepção é contraindicada durante a terapia endócrina.

A interrupção temporária da terapia endócrina para estas pacientes que tentam engravidar é algo que nunca foi estudado prospectivamente. O estudo POSITIVE é um estudo internacional prospectivo, que avalia a segurança da interrupção da terapia endócrina e os desfechos de gravidez para mulheres jovens com câncer de mama HR+ em estágio inicial que desejam engravidar. No estudo, as pacientes que interromperam a terapia endócrina não apresentaram desfechos piores em relação ao risco de recorrência do câncer de mama e a maioria das mulheres estava apta para tentar engravidar.

Importante ressaltar que a interrupção do tratamento é temporária, deve ser programada e estudada em conjunto com seu médico oncologista de acordo com as características individuais da paciente e do estadiamento do tumor, e o tratamento deve ser retomado e completado conforme a programação.

Siga o IOP nas redes sociais:

Tags

O IOP utiliza cookies e tecnologias semelhantes que nos ajudam a fornecer melhor experiência e navegação. Ao clicar no botão “Concordar” ou continuar a navegar em nosso site, você está ciente e concorda com o uso de cookies.