Agende uma consulta

IOP e PUCPR lançam curso de pós-graduação em Farmácia Oncológica

IOP e PUCPR lançam curso de pós-graduação em Farmácia Oncológica

O Instituto de Oncologia do Paraná – IOP, através do IOP Educa, segmento voltado à educação na área da saúde, e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR uniram suas expertises e passam a oferecer curso de pós-graduação (lato sensu) para farmacêuticos que desejam se especializar no campo da oncologia.

O objetivo das instituições é formar profissionais altamente capacitados, capazes de gerenciar e atuar em unidades de misturas intravenosas em hospitais e clínicas oncológicas, garantindo uma assistência farmacêutica de qualidade em todas as etapas do tratamento.

De acordo com a diretora técnica do IOP, Rocio Cristina do Rosário, os profissionais terão acesso a um conteúdo atualizado e com muitas horas de aulas práticas, desenvolvidas por especialistas renomados no campo oncológico. “Acreditamos que a humanização seja um diferencial e de fundamental importância nesse contexto, com os alunos sendo treinados para oferecer um cuidado integrado e contínuo, trabalhando em estreita colaboração com a equipe multidisciplinar de saúde”, destaca.

No curso de pós-graduação em Farmácia Oncológica, os profissionais da saúde terão a oportunidade de acompanhar protocolos de quimioterapia e até mesmo discutir casos clínicos com a equipe multidisciplinar. Além disso, o curso capacitará os alunos para orientar a equipe clínica sobre os cuidados essenciais durante o tratamento, identificar e lidar com as reações adversas de medicamentos antineoplásicos e orientar os pacientes sobre as melhores práticas durante o processo. “Vamos ofertar para os alunos do curso muito além dos aspectos de legislações e exigências necessárias para a estruturação de uma central de manipulação e uma farmácia hospitalar eficientes, vamos incentivá-los a desempenhar um papel de protagonistas no cuidado do paciente oncológico, fundamental para as atividades do dia a dia e no engajamento do paciente no seu tratamento ”, explica Rocio do Rosário.

Vale ressaltar que, de acordo com a Resolução 640 do Conselho Federal de Farmácia – CFF, todo serviço de alta complexidade no tratamento do câncer, cadastrado pelo SUS, deve contar com a presença de um farmacêutico especializado no preparo de quimioterápicos.

Módulos

O curso está dividido em dois módulos abrangentes. O primeiro módulo, “Bases em Oncologia”, será composto por 14 disciplinas fundamentais e terá uma carga horária total de 252 horas. O módulo foi desenvolvido para se adaptar a outros cursos de pós-graduação na área de oncologia, ampliando ainda mais as possibilidades de especialização.

O segundo módulo, “Farmácia Oncológica”, contará com 11 disciplinas específicas, com foco nas práticas farmacêuticas aplicadas à oncologia. Com uma carga horária total de 228 horas, das quais 144 horas são dedicadas a conteúdo prático, o curso promove uma oportunidade de desenvolver habilidades essenciais para atuar de forma eficaz na atenção ao paciente oncológico.

Expertise e formação profissional

O Instituto de Oncologia do Paraná – IOP tem uma história consolidada de sucesso há 27 anos, marcada pelo pioneirismo de suas ações, entre elas, a abordagem humanizada no tratamento oncológico, o respeito ao indivíduo, e o cuidado centrado no paciente, sendo ele o protagonista e motivo para que todos os profissionais do IOP busquem crescimento constante, possibilitando o melhor tratamento e apoio.

Agora, a instituição coloca sua expertise na formação de excelência aos alunos da pós-graduação no curso de Farmácia Oncológica da PUCPR, preparando-os para os desafios complexos do cenário oncológico atual.

Para maiores informações, acesse https://www.pucpr.br/curso-especializacao/farmacia-oncologica.

 

Siga o IOP nas redes sociais:

Tags

O IOP utiliza cookies e tecnologias semelhantes que nos ajudam a fornecer melhor experiência e navegação. Ao clicar no botão “Concordar” ou continuar a navegar em nosso site, você está ciente e concorda com o uso de cookies.