Nutrição

O Serviço de Nutrição do IOP tem como objetivo oferecer assistência nutricional aos pacientes. As nutricionistas prestam atendimento individualizado, com foco na prevenção de doenças, na recuperação e na manutenção do estado nutricional do paciente, além de promover melhores condições para a qualidade de vida e bem-estar. A nutricionista realiza, ao paciente e seus acompanhantes, orientações nutricionais relacionadas ao tratamento de quimioterapia.

Dependendo do caso, pode ser recomendada a terapia nutricional oral, por meio de suplementos orais, e indicações de terapia nutricional enteral quando necessário. Cada tratamento para o câncer, ou até mesmo a própria doença, pode trazer efeitos colaterais que influenciam na ingestão dos alimentos. É nessa etapa que uma orientação correta de um profissional especialista em oncologia faz toda a diferença.

A nutricionista é a sua maior fonte de informação sobre a dieta a ser seguida, sendo capaz de orientá-lo quanto aos possíveis efeitos colaterais, dando sugestões no planejamento de refeições e dicas de lanches saudáveis, respeitando as preferências dietéticas. O profissional de nutrição cuida da dieta e da orientação dos complementos, a fim de reduzir possíveis carências nutricionais, proporcionando um maior bem-estar, mais disposição e consequentemente uma qualidade de vida melhor. Toda e qualquer orientação nutricional segue os protocolos elaborados e estabelecidos pelo Instituto Nacional de Câncer – INCA, conforme o Consenso de Nutrição Oncológica no Brasil.

Além do manual, as nutricionistas se baseiam em outro documento que foi lançado há quase 20 anos, produzido pelo Fundo Mundial para Pesquisa de Câncer, em parceria com o Instituto Americano para Pesquisa do Câncer. Esse documento tornou-se o relatório de maior autoridade para gestores, organizações de profissionais de saúde e centros de ensino e pesquisa. O objetivo é gerar uma série de recomendações sobre alimentos, nutrição e atividade física que sejam voltadas para a redução do risco de câncer e sejam adequadas a todas as sociedades.

Vanessa Dreher

O Serviço de Nutrição da Unidade Mateus Leme é de responsabilidade da nutricionista Vanessa Dreher, que está no IOP desde 2002. Formada em Nutrição pela Faculdade Espírita, possui título de especialista em Nutrição Clínica.

 

 

 

 

 

 

Karen Cardoso Inamassu

O Serviço de Nutrição da Unidade IOP no Oncoville é de responsabilidade da nutricionista Karen Cardoso Inamassu. Integrando o IOP desde 2012, Karen é formada em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná, com título de especialista em Nutrição Clínica, Terapia Nutricional e Prática pela Universidade Gama Filho e especialista em Oncologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein.