Psicologia

O IOP considera o tratamento quimioterápico a partir de uma visão sistêmica, a qual o estado emocional do paciente faz parte deste cuidado.  O tratamento oncológico envolve mudanças significativas na vida de pacientes e familiares, tais mudanças podem suscitar questões adaptativas, aumento da fragilidade emocional, alterações no modo de ser e estar no mundo além de dificuldades no enfrentamento emocional no momento de vida. Todas estas questões são passíveis de cuidado e atenção das quais têm no Serviço de Psicologia Clínica seu espaço de acolhimento e elaboração.

O Serviço de Psicologia tem como objetivo realizar atendimento psicológico ao paciente antes de iniciar o tratamento quimioterápico. Assim como oferecer escuta e suporte emocional ao longo do processo de tratamento na instituição, conforme solicitação do paciente ou da equipe multiprofissional.

Além disso, as atividades desenvolvidas pelo Serviço são: participações em reuniões administrativas, da qualidade e do Núcleo de segurança ao paciente, realização de pesquisa científica, discussão de casos na equipe interdisciplinar, atendimentos ambulatoriais para os pacientes e familiares. Todas estas atividades visam o bem-estar psicológico do paciente na instituição.

Os atendimentos podem ser solicitados e/ou agendados tanto na Recepção do IOP como pela equipe multidisciplinar. Podem, ainda, ser realizados individualmente, e/ou com familiares.

Psicóloga

O Serviço de Psicologia no IOP é representado por Renata Gonçalves, que realiza os atendimentos nas Unidades Oncoville e Mateus Leme.

Renata Gonçalves
  • Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2015);
  • Especialista em Atenção Hospitalar com ênfase em Oncologia e Hematologia pelo Complexo Hospital de Clínicas – UFPR (2018);
  • Especialista em Psicologia em Saúde pelo Conselho Regional de Psicologia (2019);
  • Atendimento de pacientes oncológicos e familiares;
  • Experiência com psicologia hospitalar, psico-oncologia, luto e trabalho em equipe interdisciplinar.