Agende uma consulta

Enfermeiras Navegadoras do IOP participam de evento internacional

Enfermeiras Navegadoras do IOP participam de evento internacional

No último dia 25 de fevereiro, as enfermeiras navegadoras do Instituto de Oncologia do Paraná – IOP, Ariadne A. Andriolli e Karen Pinheiro, participaram do Oncology Navigation Symposium 2023 com o objetivo de conhecer a prática da Navegação de pacientes oncológicos de centros internacionais e a partir disso adaptar para a realidade do IOP. O evento online contou com palestrantes internacionais e nacionais onde foram debatidos sobre os modelos de Navegação de pacientes oncológicos em seus respectivos centros de saúde.

“Com esse evento, pude perceber que os serviços de Navegação fora e até mesmo dentro do nosso país possuem realidades muito distintas e peculiares, pois lidamos com uma diversidade enorme, principalmente por termos pacientes que fazem o tratamento pelo SUS versus particular/planos de saúde. Cada serviço precisa refletir sobre o que é mais importante para o seu perfil de paciente e oferecer o que há de melhor dentro de suas possibilidades. Pude aprender muito com a realidade dos outros serviços e como adaptar e ofertar sempre o melhor para o nosso paciente”, expõe Ariadne.

Já para Karen, “O evento abordou a construção de novas práticas de navegação nos centros oncológicos mundiais a fim de aumentar o engajamento dos profissionais de atuam na área ou para os que têm interesse em atuar. As ricas discussões mostraram a necessidade de adaptar os modelos de navegação de pacientes conforme a realidade de cada país e dos objetivos de cada instituição. É unânime o quanto a navegação de pacientes oncológicos vem para trazer benefícios aos pacientes, centros de saúde, para a comunidade e para o nosso país”.

 

Siga o IOP nas redes sociais:

Tags

O IOP utiliza cookies e tecnologias semelhantes que nos ajudam a fornecer melhor experiência e navegação. Ao clicar no botão “Concordar” ou continuar a navegar em nosso site, você está ciente e concorda com o uso de cookies.