IOP comemora o Mês da Enfermagem com Ciclo de Palestras

30 de abril de 2021

Instituto de Oncologia do Paraná comemora o Mês da Enfermagem com Ciclo de Palestras

O mês de maio é considerado o mês dos profissionais de Enfermagem, sendo comemorado mundialmente no dia 12 de maio o dia do Enfermeiro, e no dia 20 de maio o dia do Técnico de Enfermagem. Essas datas são uma forma de homenagear a britânica Florence Nightingale, considerada a precursora da Enfermagem e a primeira a implementar a prática de higienização das mãos, essencial no ambiente hospitalar e altamente difundida como prática para todos, principalmente em tempos de pandemia.

Para celebrar este mês, o Instituto de Oncologia do Paraná – IOP realiza no dia 12 de maio (quarta-feira), das 19h às 20h30, o Ciclo de Palestras IOP – Enfermagem intitulado “Inovações em Saúde: a importância e os desafios para a Enfermagem”.

Em versão on-line, o evento contará com a abertura da diretora de Enfermagem do Grupo IOP, Sabrina Nunes Garcia, que destaca a relevância dos temas que serão abordados para a Enfermagem, principalmente diante do cenário que estamos vivendo. “Nossa expectativa como instituição é manter nossos profissionais de Enfermagem sempre atualizados, e, para isso, buscamos abordar temas que mostrem diferentes frentes de atuação e possibilidades para a manutenção de uma assistência segura e de qualidade aos nossos pacientes. Aliado a isso, nosso objetivo é, também, expressar a nossa gratidão a estes profissionais por todo cuidado realizado, por manterem-se firmes neste momento desafiador, sempre cumprindo e honrando a nossa missão e as premissas da nossa profissão.”

O Ciclo de Palestras IOP – Enfermagem será aberto pela Dra. Paola Pedruzzi, médica integrativa, abordando o tema “Terapias Integrativas na Oncologia e os desafios durante a pandemia”. Dra. Paola é Cancerologista, mestre em Oncologia, tem especialização em Medicina Paliativa pelo Instituto Paliar, de São Paulo. Participa do Integrative Medicine Clinical Observer Program, do Departamento de Medicina Integrativa MD Anderson Cancer Center em Houston, Texas, EUA, do Programa de Observação do Departamento de Medicina Integrativa do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, MSKCC, Nova York.

Em seguida, a enfermeira Karina Cancela falará sobre “A importância da atuação do Enfermeiro na prática Integrativa”. Karina é formada em Enfermagem pela Faculdades Integradas do Brasil – UniBrasil, de Curitiba, é especialista em Homeopatia, Fitoterapia e Medicina Floral, especialista em Medicina Tradicional Chinesa e em Acupuntura Tradicional Chinesa pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. É também coordenadora e docente no curso de Formação em Ozonioterapia – Faculdade Ibrate-Equilibra, especialista em Centro Cirúrgico e Centro de Material e Esterilização (CME); MBA em Gestão em Saúde; M.Sc. em Medicina Estética – Madri.

A terceira palestra caberá ao enfermeiro Jean Marcos Singh Manoel, que discorrerá sobre “Inovação em saúde: os desafios do enfermeiro no suporte digital ao paciente com câncer”. Jean é bacharel em Enfermagem pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e especialista em Oncologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atua há 6 anos no cuidado multiprofissional ao paciente oncológico, tendo práticas voltadas principalmente à litrácea em saúde, navegação inpatient e outpatient, triagem e atendimento telefônicos e gestão de processos assistenciais. Participa da equipe interdisciplinar da plataforma WeCancer.

Após as palestras haverá um momento para debate, perguntas e respostas coordenado pelas enfermeiras Karin K. D. Nóbrega, responsável técnica pela Enfermagem da unidade IOP Oncoville, e Regiane C. F. W. Bastos, responsável técnica pela Enfermagem da unidade IOP Mateus Leme.

O Ciclo de Palestras do IOP – Enfermagem é aberto a enfermeiros, técnicos de Enfermagem, auxiliares de Enfermagem, acadêmicos de Enfermagem, profissionais da equipe multiprofissional e demais interessados no assunto. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

Acesse  via Sympla: Clique aqui