Palestra do programa IOP Orienta discute Mitos e Verdades dos Cuidados Paliativos

15 de julho de 2020

Palestra do programa IOP Orienta discute Mitos e Verdades dos Cuidados Paliativos

O Programa IOP Orienta, do Instituto de Oncologia do Paraná – IOP, promove no dia 29 de julho (quarta-feira), às 10h, a palestra “Mitos e Verdades dos Cuidados Paliativos” em versão on-line. A palestra é aberta a pacientes, familiares, cuidadores e à comunidade em geral.

Para abordar o assunto, o IOP convidou o psicólogo clínico Ronny Kurashiki, graduado em psicologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, especialista em Cancerologia (ênfase em psicologia) pelo Hospital Erasto Gaertner, especialista em Cuidados Paliativos e Terapia da Dor pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e psicólogo clínico do Valencis Curitiba Hospice – espaço dedicado a cuidados paliativos para pacientes com doenças crônicas incuráveis e progressivas ameaçadoras e que tem como premissa a qualidade de vida, acolhimento e humanização do tratamento. O evento terá a mediação de Renata Gonçalves, responsável pelo Serviço de Psicologia do IOP.

Para sua palestra, Kurashiki destaca que “A prática de cuidados paliativos não é nova, mas nós enquanto sociedade ainda não nos apropriamos dela de forma adequada. Há ainda muito preconceito e uma visão mórbida sobre o que essa área pode fazer. O objetivo é mostrar como o paliativo significa qualidade de vida, autonomia, controle de sintomas e como isso tudo é essencial desde o início do tratamento até as fases mais avançadas”.

O psicólogo também salientou a importância do programa IOP Orienta: “Estar em contato com uma doença grave como o câncer, inevitavelmente causa impacto emocional para o paciente e seus familiares. Um mundo novo que se abre diante deles e que por ser desconhecido, pode mobilizar fantasias e sentimentos que impactam a qualidade de vida. Por isso a importância dessa iniciativa que visa instrumentalizar os envolvidos para lidarem com seus contextos”.

Inscrições: Clique aqui

A palestra será transmitida ao vivo e o link de acesso será enviado ao e-mail dos participantes.

Sobre o programa IOP Orienta

O programa IOP Orienta existe há mais de três anos e é composto por um Ciclo de Palestras que a cada mês traz um tema de interesse para pacientes, familiares e/ou cuidadores e também para a comunidade em geral para a troca de informações e experiências. Foi desenvolvido pelo grupo educativo formado por profissionais da equipe multiprofissional – enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas e psicólogos.