Linha do Tempo

O que é o tempo? Muitos dizem que ele é relativo e pode correr a favor ou contra cada um de nós, de acordo com o momento. Para pacientes com câncer o tempo torna-se o bem mais valioso e cada segundo faz toda a diferença e cada minuto passa a ser aproveitado ao máximo. Ao acompanhar essa linha do tempo, saiba que na verdade, para o Grupo IOP, o tempo não é contado em dias, horas ou minutos, ele é contado em vidas! Histórias de superação, confiança, cumplicidade e companheirismo entre instituição, profissionais, pacientes e familiares.

GÊNESE

GÊNESE

O nome da oncologia no Paraná remete a quatro jovens profissionais que calentavam o sonho de aplicar a prática da medicina multidisciplinar ao tratamento do Câncer. Ao reunir uma vasta bagagem à frente de renomados centros, Sérgio Hatschbach, Benedito Valdecir de Oliveira, Marcos Flávio G. Montenegro e Massakazu Kato vivenciaram ao longo dos anos a evolução da medicina e dos tratamentos do câncer.

1995
INAUGURAÇÃO DO IOP

INAUGURAÇÃO DO IOP

Como o universo conspira, no dia 1º de julho de 1995, jovens prodígios da medicina foram colocados para trilhar juntos um novo caminho, inaugurando o Instituto de Oncologia do Paraná - IOP.

1996
CREDENCIAMENTO DE CONVÊNIOS

CREDENCIAMENTO DE CONVÊNIOS

Visando tornar mais acessível o tratamento do câncer à comunidade do Paraná, o IOP passa a atender o seu 1º convênio, o que aumentou consideravelmente o número de clientes e ampliou o número de colaboradores.

1996
1ª CIRURGIA AMBULATORIAL

1ª CIRURGIA AMBULATORIAL

Dr. Luciano Biasi realiza a primeira cirurgia ambulatorial no IOP.

1997
IMPLANTAÇÃO DOS PROCESSOS DA QUALIDADE

IMPLANTAÇÃO DOS PROCESSOS DA QUALIDADE

Em 1997 o IOP implanta aquilo que viria a se tornar uma de suas principais características: o investimento e incentivo constante em processos de qualidade. O primeiro projeto da área foi a aplicação do 5S.

1998
ATENDIMENTO PSICOLÓGICO

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO

Percebendo a necessidade da orientação psicológica para pacientes em tratamento oncológico, houve a contratação do 1º profissional de psicologia.

1998
SETOR DE INFORMÁTICA

SETOR DE INFORMÁTICA

O aumento constante no volume de pacientes e para garantir mais segurança nas informações, o Sistema IOP é criado e, com ele, surge o setor de informática.

1999
SERVIÇO DA FARMÁCIA

SERVIÇO DA FARMÁCIA

Com o aumento da demanda de pacientes para a Quimioterapia, percebeu-se a necessidade de um profissional de Farmácia que começou a fazer a diluição de medicamentos quimioterápicos.

2002
SERVIÇO DE NUTRIÇÃO

SERVIÇO DE NUTRIÇÃO

Uma alimentação adequada auxilia significativamente nos resultados dos tratamentos oncológicos, além de inibir ou minimizar alguns efeitos colaterais da quimioterapia. Por isso, o IOP visando sempre o melhor para seus pacientes, implantou o serviço próprio de nutrição oncológica.

2003
CONSOLIDAÇÃO EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

CONSOLIDAÇÃO EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

O IOP consolida um atendimento completo e multidisciplinar para seus pacientes, composto por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas e psicólogos.

2005
INAUGURAÇÃO ONCOVILLE

INAUGURAÇÃO ONCOVILLE

Completados 10 anos desde sua inauguração, o IOP já despontava como uma referência em oncologia e em tratamentos quimioterápicos. Durante esse período o tratamento de radioterapia evolui significativamente e, por isso, o IOP em parceria com o COP inauguraram o Oncoville - Radioterapia.

2005
1ª CLÍNICA DE ONCOLOGIA CERTIFICADA ISO 9001:2000

1ª CLÍNICA DE ONCOLOGIA CERTIFICADA ISO 9001:2000

Os resultados de um longo trabalho em qualidade começam a surgir e o IOP se torna a primeira clínica oncológica de Curitiba a receber o selo ISO (ISO9001:2000).

2006
INÍCIO DA PESQUISA CLÍNICA

INÍCIO DA PESQUISA CLÍNICA

Sempre com o olhar para o futuro e comprometido com o avanço dos tratamentos contra o câncer, o IOP cria uma área de pesquisas clínicas que dispõe de vários diferenciais que a qualificam para integrar pesquisas nacionais e internacionais.

2007
PROJETO TABAGISMO E AÇÃO GLOBAL

PROJETO TABAGISMO E AÇÃO GLOBAL

O IOP lançou no início de 2007 o “Projeto de Prevenção do Fumo nas Escolas”, através da apresentação da peça “Tabagismo: Uma Questão de Consciência”, com o objetivo de conscientizar e prevenir o câncer que pode ser causado pelo uso de cigarros. O projeto recebeu o Prêmio Saúde (1º Lugar), instituído pela Revista Saúde.

2009
CERTIFICAÇÃO ISO 9001:2008

CERTIFICAÇÃO ISO 9001:2008

Os processos de qualidade avançam e o IOP renova sua certificação ISO9001:2008.

2010
1ª JORNADA CIENTÍFICA DO IOP (15 ANOS)

1ª JORNADA CIENTÍFICA DO IOP (15 ANOS)

No ano em que o IOP completava 15 anos de atuação, já consolidado como uma referência em nível nacional, é realizada a 1ª Jornada Científica do IOP, um evento de muito sucesso que reuniu grandes nomes da Oncologia Brasileira.

2010
INCLUSÃO DE NOVOS MÉDICOS

INCLUSÃO DE NOVOS MÉDICOS

Nesse ano o IOP incorporou um significativo número de oncologistas ao seu corpo clínico. Esse movimento impactou diretamente o aumento no volume de pacientes e, por consequência, o redimensionamento da equipe e a aquisição de uma nova sede – IOP Mateus Leme 2.

2011
AQUISIÇÃO DO IMÓVEL DO IOP BATEL

AQUISIÇÃO DO IMÓVEL DO IOP BATEL

O aumento no volume de pacientes e o crescimento exponencial do IOP foram determinantes na aquisição do imóvel IOP Batel.

2013
AQUISIÇÃO DE 30% DO MANTIS

AQUISIÇÃO DE 30% DO MANTIS

A Medicina Personalizada e a Oncogenética vinham se tornando uma tendência cada dia maior na Oncologia e, por isso, o IOP, sempre com o olhar para o futuro, investe na aquisição de 30% do Mantis Diagnósticos Avançados.

2014
NOVA LOGOMARCA IOP

NOVA LOGOMARCA IOP

Após quase 20 anos desde sua criação, o IOP evoluiu expressivamente em todos os aspectos. Visando acompanhar as mudanças de mercado e ao crescimento do grupo, foi criada uma nova logomarca para expressar o foco do Grupo IOP na solução do tratamento de câncer, criando um elo de sinergia entre pacientes, instituição e corpo clínico.

2014
INAUGURAÇÃO IOP ONCOVILLE

INAUGURAÇÃO IOP ONCOVILLE

Visando ampliar a capilaridade em Curitiba e Região Metropolitana, além de facilitar a integração com o tratamento de radioterapia, o IOP inaugura uma ampla e moderna unidade dentro do complexo Oncoville, localizado no bairro Mossunguê.

2015
AQUISIÇÃO DE MAIS 44% DO MANTIS

AQUISIÇÃO DE MAIS 44% DO MANTIS

Os avanços da Medicina Personalizada e a Oncogenética seguiram durante os dois primeiros anos de sociedade e, por esse motivo, o IOP investe na aquisição de mais uma parte significativa do Mantis Diagnósticos Avançados (agora somados 74%).

2016
REFORMA IOP BATEL

REFORMA IOP BATEL

Em 2016 foi a vez do IOP Batel, antiga Clínica de Neoplasias, ganhar uma grandiosa e profunda reforma com nova arquitetura, ambientes modernos e aconchegantes para todos – pacientes, acompanhantes, médicos e colaboradores.

2016
CERTIFICAÇÃO ONA I ACREDITADO

CERTIFICAÇÃO ONA I ACREDITADO

O IOP, prezando sempre por processos consistentes de qualidade e, principalmente, pela segurança de seus pacientes, conquistou a Certificação ONA – Organização Nacional de Acreditação em nível um. Uma conquista de extrema relevância que veio a coroar o trabalho de toda a equipe de médicos e colaboradores.

2017
INAUGURAÇÃO VALENCIS

INAUGURAÇÃO VALENCIS

Os profissionais do Grupo IOP sempre carregaram consigo valores como humanismo, valorização do paciente, abordagem multidisciplinar, entre outros que são intimamente ligados à filosofia dos Cuidados Paliativos. Guiados por seus valores e para oferecer um atendimento 360º em Oncologia – Prevenção, Diagnóstico, Tratamento e Cuidados para pacientes terminais – o Grupo IOP inaugurou o Valencis Curitiba Hospice, o primeiro do Sul do Brasil.

2017
AQUISIÇÃO DE 100% DO MANTIS

AQUISIÇÃO DE 100% DO MANTIS

A Medicina Personalizada e a Oncogenética deixam de ser uma tendência para se tornarem uma realidade que movimenta o mercado. Isso faz com que o espírito empreendedor de nossos Diretores fale mais alto e incorpore 100% do Mantis Diagnósticos Avançados ao Grupo IOP.

2017
GRUPO IOP

GRUPO IOP

Ao inaugurar o Valencis Curitiba Hospice e adquirir 100% do Mantis Diagnósticos Avançados, o IOP se torna um Grupo de empresas capaz de atender os pacientes do início ao fim, da prevenção aos cuidados paliativos, passando pelo diagnóstico, tratamento e pesquisa, seguindo um alto padrão de excelência no cuidado, com eficiência técnica e humanização.

2017
IOP ORIENTA

IOP ORIENTA

Para aproximar equipe, pacientes e familiares, além de auxiliar o tratamento quimioterápico, é criado o Programa IOP Orienta.

2017
SERVIÇO DE CONCIERGE

SERVIÇO DE CONCIERGE

Visando oferecer atendimento personalizado ao paciente, enquanto ele estiver em tratamento, tirando dúvidas, agilizando solicitações e se antecipando às suas necessidades, foi criado o Serviço de Concierge.

2018
1ª JORNADA CIENTÍFICA MOONSHOT

1ª JORNADA CIENTÍFICA MOONSHOT

Marca registrada do IOP desde seu início, o incentivo à educação continuada cresceu ao longo dos anos, fazendo com que em 2018 a já tradicional Jornada Científica do IOP ultrapassasse fronteiras tornando-se um evento de nível internacional e com novo nome: MoonShot Brasil Sul.

2018
CERTIFICAÇÃO ONA II ACREDITADO PLENO

CERTIFICAÇÃO ONA II ACREDITADO PLENO

Após a conquista da ONA Nível I, o IOP seguiu investimento em processos de qualidade e segurança de seus pacientes. Isso contribuiu na conquista de uma nova certificação: Nível Pleno pela ONA – Organização Nacional de Acreditação.

2018
CERTIFICAÇÃO ISO 9001:2015

CERTIFICAÇÃO ISO 9001:2015

Em 2018 foi o ano de garantir a manutenção da Certificação ISO 9001:2015, consolidando o IOP como uma Instituição sólida em seus processos de qualidade e gestão.

2019
INÍCIO PARCERIA REDE EINSTEIN

INÍCIO PARCERIA REDE EINSTEIN

O IOP passa a fazer parte de um seleto grupo que integra a Rede Einstein de Oncologia e Hematologia. Uma parceria que beneficia diretamente os pacientes do IOP. Alguns critérios foram determinantes para que o IOP ingressasse na Rede, como: valores, equipe de altíssimo nível, processos de qualidade, credibilidade da marca, estrutura, seriedade, evolução constante e investimento em educação científica e aperfeiçoamento.

2019
AEQUS VALENCIS

AEQUS VALENCIS

O conceito dos Cuidados Paliativos vem crescendo gradativamente, impulsionado principalmente por profissionais idealistas e engajados com o tema. O Valencis abraçou essa ideia como uma bandeira e se comprometeu em difundir o paliativismo. Exemplo disso foi a realização do 1º Aequs Valencis, evento que reuniu nomes de peso no cenário nacional e internacional e que durante um dia inteiro tornou Curitiba na capital dos Cuidados Paliativos no Brasil.

2020
APLICATIVO IOP

APLICATIVO IOP

Buscando inovar e estar sempre próximo de seus pacientes, o IOP lança com exclusividade o Aplicativo - Wecancer. A ferramenta desenvolvida no Brasil tem ajudado instituições a acompanhar a rotina dos pacientes, com informações sobre medicamentos, reações adversas, intensidade dos sintomas, prática de atividades físicas e inclusive como está o humor naquele dia.

2020
25 ANOS

25 ANOS

Temos orgulho da história que construímos juntos e estamos preparados para os desafios futuros, aliando sempre a humanização, ciência, inovação e ética no combate ao câncer.