A importância da nutrição durante o tratamento oncológico

31 de agosto de 2021

O Serviço de Nutrição do IOP tem como objetivo oferecer assistência nutricional aos pacientes. As nutricionistas prestam atendimento individualizado, com foco na prevenção de doenças, na recuperação e na manutenção do estado nutricional do paciente, além de promover melhores condições para qualidade de vida e bem-estar. A nutricionista realiza, ao paciente e seus acompanhantes, orientações nutricionais relacionadas ao seu tratamento de quimioterapia.

Dependendo do caso, pode ser recomendada a terapia nutricional oral, por meio de suplementos orais e indicações da terapia nutricional enteral quando necessário. Toda e qualquer orientação nutricional segue os protocolos elaborados e estabelecidos pelo Instituto Nacional de Câncer – INCA, conforme o Consenso de Nutrição Oncológica no Brasil.

Cada tratamento para o câncer, ou até mesmo a própria doença, pode trazer efeitos colaterais que influenciam na ingestão dos alimentos. É nessa etapa que uma orientação correta de um profissional especialista em oncologia faz toda a diferença.

Hoje, dia 31 de agosto, celebramos o Dia do Nutricionista, profissional que é a sua maior fonte de informação sobre a alimentação a ser seguida. Confira os depoimentos das nutricionistas do Serviço de Nutrição do IOP.

“O nutricionista oncológico é um profissional diferenciado e capacitado, que tem um papel fundamental para manter a qualidade de vida dos pacientes. A nutrição individualizada e planejada ajuda nos impactos recebidos pelo organismo com a doença e as interferências com os tratamentos realizados.”
Vanessa Dreher, nutricionista, unidade Mateus Leme.

“O nutricionista oncológico atua com foco na qualidade de vida e otimização do plano terapêutico em que o paciente está submetido, considerando o contexto familiar e cultural envolvido. Além da especialização e atualização constante, a sensibilidade e empatia são características importantes de diferencial do profissional para um trabalho de excelência e qualidade.”
Karen Cardoso Inamassu, nutricionista, unidade IOP no Oncoville.