Agende uma consulta

A importância de cuidar da saúde mental

Um novo ano começa e é o momento onde as pessoas traçam metas para conquistar os seus objetivos. Por essa razão, o mês foi escolhido para acontecer a campanha Janeiro Branco com o intuito de alertar sobre o autocuidado e a importância da saúde mental e emocional da população.

Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, cerca de 12 milhões de pessoas sofrem de depressão, enquanto a ansiedade afeta quase 20 milhões de brasileiros. A psicóloga clínica Renata Gonçalves, do Serviço de Psicologia do IOP, explica que “a campanha é fundamental para ajudar na disseminação de mais conhecimento acerca da saúde mental, quebrando tabus e favorecendo um diálogo mais aberto e acolhedor frente a tais questões. Infelizmente, ainda é muito comum a ausência de autocuidado referente à saúde mental na sociedade. Desse modo, durante o mês de janeiro temos o foco de levantar debates e principalmente informar sobre a urgência de olhar e cuidar das nossas emoções, cientes que tais cuidados devem ocorrer durante todo o ano.”

Além de questões emocionais que podem acontecer durante a vida, esses aspectos podem mudar muito quando um câncer é diagnosticado, trazendo algum impacto emocional ao paciente e seus familiares. “É natural que frente a um diagnóstico como esse, haja sentimentos como medo, preocupações, episódios de humor deprimido e ansioso, tendo em vista que esse indivíduo está diante de uma situação que ameaça a sua saúde, sua rotina e planos. Dito isso, é preciso olhar para o paciente oncológico de forma integral, incluindo desse modo o cuidado da sua saúde mental e de seus familiares, a fim de acolher e auxiliar na construção de estratégias para vivenciar esse momento de adversidade”, expõe Renata.

Que o mês de janeiro e todo o ano seja repleto de realizações e que suas metas sejam realizadas. Se no percorrer da jornada algo acontecer, saiba que o Serviço de Psicologia do IOP está disponível para te ajudar a qualquer momento.

Tags

O IOP utiliza cookies e tecnologias semelhantes que nos ajudam a fornecer melhor experiência e navegação. Ao clicar no botão “Concordar” ou continuar a navegar em nosso site, você está ciente e concorda com o uso de cookies.