A importância dos exames de imagem para um diagnóstico preciso

14 de julho de 2015

A importância dos exames de imagem para um diagnóstico preciso

Os métodos utilizados durante os exames de imagem estão em constante renovação, atualizando-se de novas tecnologias que surgem diariamente ao redor do mundo, sempre com o objetivo de ajudar a saúde e bem-estar das pessoas. A médica do serviço de Radioterapia do IOP-Oncoville, Paula Régia Soares, conta que todo paciente que vai fazer um tratamento precisa de um diagnóstico definido. “Ele pode ser feito de diversas formas, como pulsão, biópsia e exames de imagem. Com os exames é possível avaliar a região onde está a doença bem como a sua extensão, auxiliando na decisão de qual será a melhor forma para conduzir o tratamento”, cita.

Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores são as chances de cura. Por essa razão, é necessário reconhecer a importância do setor de imagem para exames complementares, detecção e prevenção de doenças. “Antes de iniciar o tratamento, precisamos saber qual caminho seguir e saber exatamente os órgãos prejudicados”, aponta.

Durante o período em que o paciente está fazendo radioterapia os exames de imagem não são realizados, somente depois que ele paciente encerra o tratamento é solicitado. Já na fase em que está fazendo a quimioterapia os exames são indicados durante o processo, para poder melhor avaliar a resposta ao tratamento com os medicamentos quimioterápicos.

Leia também: Diagnóstico precoce é fundamental para um bom tratamento contra o câncer de pâncreas

Entre os exames de imagem que mais se destacam está o PET-CT, uma tomografia por emissão de pósitrons. O diagnóstico utilizando este procedimento permite o mapeamento de diferentes substâncias químicas no organismo. “O grande benefício do PET-CT é a capacidade de medir as lesões, demonstrando a presença de alterações funcionais, permitindo, assim, o diagnóstico precoce do câncer para um tratamento mais eficaz e assertivo”, finaliza Dra. Paula.

Leia mais: Diagnóstico precoce é fundamental no tratamento do câncer de estômago