Agende uma consulta

Anvisa aprova novo medicamento de terapia avançada para câncer

Nova droga é produzida é uma abordagem tecnológica inovadora

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou recentemente o registro sanitário de um novo produto de terapia gênica para ser utilizado no Brasil, o Carvykti (ciltacabtageno autoleucel), da empresa Janssen-Cilag Farmacêutica, indicado para o tratamento de pacientes adultos com mieloma múltiplo, baseado em Células T (células CART-T) modificadas para simbolizarem receptores de antígenos quiméricos.

 

Trata-se do segundo produto para terapia gênica das células CAR-T de combate ao câncer, sendo que o primeiro, Kymriah, da Novartis Biociências, foi aprovado em fevereiro e é utilizado para terapia avançada de câncer hematológico. O hematologista Eduardo Cilião Munhoz, do Instituto de Oncologia do Paraná – IOP e do Mantis Diagnósticos Avançados, explica que a terapia gênica utilizando as células CART-T é uma nova geração de tratamento personalizado contra o câncer. “O tratamento é indicado para os pacientes diagnosticados com mieloma múltiplo e que não responderam ao tratamento com as três classes de medicamentos indicados para esse tipo de câncer e que tiveram recidiva da doença e já não respondem mais aos tratamentos convencionais disponíveis”, destaca.

 

Segundo a Anvisa, o medicamento especial produzido à base de células modificadas do tipo CAR-T é uma abordagem tecnológica inovadora, que requer desenvolvimento e monitoramento complexos. A taxa de resposta global foi de 97,9%, ou seja, 97,9% dos pacientes que participaram do estudo responderam positivamente ao tratamento. “Nos últimos anos, novos medicamentos foram desenvolvidos para os tratamentos dos mais diversos tipos de câncer, incluindo os hematológicos. É uma nova esperança para aqueles pacientes que não responderam aos tratamentos anteriores. Cada vez mais a ciência segue o caminho da medicina personalizada”, finaliza Eduardo Cilião Munhoz.

Tags

O IOP utiliza cookies e tecnologias semelhantes que nos ajudam a fornecer melhor experiência e navegação. Ao clicar no botão “Concordar” ou continuar a navegar em nosso site, você está ciente e concorda com o uso de cookies.