Agende uma consulta

Anvisa aprova o uso de novo medicamento para tratamento do mieloma múltiplo

Anvisa aprova o uso de novo medicamento para tratamento do mieloma múltiplo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou recentemente o uso do Kyprolis (carfilzomibe), indicado para tratamento do mieloma múltiplo em combinação com daratumumabe e dexametasona. A nova combinação de medicamentos é uma das apostas para o tratamento de pacientes com mieloma múltiplo recidivado, quando o câncer retorna após tratamento, ou refratário, em casos onde o paciente não responde aos tratamentos aplicados.

O médico hematologista Eduardo Cilião Munhoz, do Instituto de Oncologia do Paraná – IOP e Mantis Diagnósticos Avançados, explica que em um estudo clínico de fase 3, que avaliou o uso dessa combinação, houve uma redução em 37% no risco de progressão ou morte nesses pacientes.

Os resultados fazem parte do estudo CANDOR que avaliou 466 pacientes com mieloma múltiplo recidivado ou refratário que já receberam anteriormente entre uma a três terapias. O estudo mostrou que a taxa de resposta foi de 84%, entre os pacientes que tiveram uma resposta alta ao tratamento do mieloma múltiplo até os que apresentaram uma resposta parcial, e a resposta negativa para doença residual mínima foi de 12,5% após 12 meses de acompanhamento.​

A grande novidade é a combinação das duas drogas, que já são utilizadas no tratamento do mieloma múltiplo​ em diferentes fases. “Com essa nova possibilidade de tratamento do mieloma múltiplo, combinando os medicamentos, os pacientes terão mais uma linha terapêutica para ser seguida. Cada vez mais os estudos trazem novidades que beneficiarão diversos pacientes ao redor do mundo”, aponta Eduardo Cilião Munhoz.

Tags

O IOP utiliza cookies e tecnologias semelhantes que nos ajudam a fornecer melhor experiência e navegação. Ao clicar no botão “Concordar” ou continuar a navegar em nosso site, você está ciente e concorda com o uso de cookies.