Agende uma consulta

Câncer de mama em homens? Sim, eles também podem ter

O tratamento do câncer de mama masculino é semelhante ao tratamento feminino

Muitos não sabem, mas o câncer de mama não é exclusivo das mulheres. Apesar de ser muito raro, cerca de 1% dos tumores de mama são masculinos. Geralmente, ele aparece em homens acima dos 60 anos, e pode ser mais frequente em homens cuja família já existem muitos casos de câncer de mama feminino e câncer de ovário.

De acordo com a oncologista clínica Rosane do Rocio Johnsson, do Instituto de Oncologia do Paraná – IOP, os sinais de câncer de mama em homens incluem protuberância ou inchaço, pele ondulada ou enrugada, retração do mamilo, vermelhidão ou descamação da pele da mama ou do mamilo e ainda inchaço nos linfonodos axilares. “No entanto, essas alterações podem não aparecer também, por isso é fundamental que o homem ao notar qualquer alteração nas mamas consulte um médico para poder realizar o diagnóstico.”

Que médico procurar?

O diagnóstico do câncer de mama no homem deve ser feito pelo médico mastologista, que examinará a mamografia, o ultrassom da mama e poderá solicitar uma biópsia para a comprovação do resultado.

O tratamento do câncer de mama masculino é semelhante ao tratamento do câncer feminino. Entre as indicações terapêuticas indicadas estão a mastectomia e quimioterapia. Assim como qualquer tipo de câncer, quando diagnosticado no início, as chances de cura aumentam.

Tags

O IOP utiliza cookies e tecnologias semelhantes que nos ajudam a fornecer melhor experiência e navegação. Ao clicar no botão “Concordar” ou continuar a navegar em nosso site, você está ciente e concorda com o uso de cookies.