Cirurgião-dentista do IOP tem artigo publicado em plataforma de literatura científica

23 de novembro de 2020

Cirurgião-dentista do IOP tem artigo publicado em plataforma de literatura científica

O cirurgião-dentista Laurindo Moacir Sassi, do Instituto de Oncologia do Paraná – IOP, teve artigo publicado no Brazilian Journal of Otorhinolaryngoloy, em 25 de outubro. Posteriormente, o conteúdo foi postado na Science Direct, plataforma de literatura científica, considerada uma das mais importantes na área de ciências, com uma base de cerca de 12 milhões de artigos científicos, 2.200 revistas e 26.000 livros.

Sob a denominação “Risk factors for medication-related osteonecrosis of the jaw and salivary IL-6 IN cancer patients” (Fatores de risco para osteonecrose dos maxilares relacionada à medicação e níveis salivares de IL-6 em pacientes com câncer), o artigo discorre sobre a osteonecrose dos maxilares relacionada à medicação, sendo uma complicação grave da terapia antirreabsortiva e antiangiogênica, com opção de tratamento limitada e grande impacto na qualidade de vida do paciente. O estudo contou com 74 pacientes com metástases ósseas de tumores sólidos e mieloma múltiplo.

De acordo com Dr. Sassi, que é também cirurgião bucomaxilofacial, “A conclusão do estudo levou à seguinte consideração: maior número de ciclos de bifosfonato, protocolo de infusão mensal, ausência de acompanhamento odontológico para manutenção da saúde bucal e tabagismo foram associados ao osteonecrose dos maxilares relacionada à medicação. Vale ressaltar a importância, também, do acompanhamento odontológico especializado durante o tratamento, que demonstrou ser fundamental na prevenção desse tipo de complicação”.

Para ler o artigo na íntegra, acesse:

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1808869420301762?via%3DihubT

 

Buy traffic for your website