Agende uma consulta

Como usar corretamente o protetor solar

Uso correto do protetor solar

O protetor solar é fundamental para evitar o aparecimento dos tumores de pele

Com certeza um conselho que todos já devem ter recebido ao longo da vida é “use o protetor solar”, um produto que todo mundo conhece e sabe que a principal importância dele é de proteção contra o câncer de pele, mas que também previne manchas e o envelhecimento precoce da pele. O Brasil é um país tropical e a exposição solar faz parte da rotina de todos, sendo ela o principal fator de risco para o aparecimento do câncer de pele. O Instituto Nacional de Câncer – INCA aponta que em 2022 devem ser diagnosticados cerca de 180 mil novos casos de câncer de pele. Por isso é fundamental a proteção diária para evitar o aparecimento dos tumores de pele, tendo no protetor solar um grande aliado.

O cirurgião oncológico Leandro Carvalho Ribeiro, do Instituto de Oncologia do Paraná – IOP, explica que além de usar diariamente o protetor solar indicado para o seu tipo de pele, também é fundamental evitar se expor ao sol entre 10h e 16h, usar chapéu, boné e óculos de sol sempre que possível e ficar atento a manchas e pintas pelo corpo. Porém, muitas pessoas têm dúvidas sobre qual protetor solar é o indicado para a sua pele. “A recomendação é escolher um protetor solar específico para a cor da pele, com fator de proteção solar 50. Pessoas com a pele mais morena podem usar um índice menor, porque a pele mais escura confere uma proteção maior relativamente àquelas com peles mais claras. Aplicar corretamente, com uma camada uniforme, que deve ser reaplicada a cada 2 horas de exposição solar ou após o contato com a água do mar ou da piscina, por exemplo. Vale também usar um protetor labial”, ressalta o médico.

Confira 5 dúvidas sobre o uso do protetor solar

1 – Preciso usar o protetor solar todos os dias?

Sim, a proteção diária é fundamental para a sua proteção. E não pense que a utilização deve ser apenas em dias com sol ou no verão. Em dias nublados e nas estações frias do ano, deve-se manter a rotina diária com o protetor solar.

2 – Posso usar o mesmo protetor solar para o rosto e corpo?

Mesmo sendo algo que muitas pessoas fazem, não é indicado usar o mesmo produto no rosto e no corpo, uma vez que a pele do corpo tem características diferentes das do rosto. Por essa razão, recomenda-se utilizar produtos específicos e que atendam às necessidades de cada região.

3 – Em quanto tempo preciso reforçar a aplicação do protetor solar?

Recomenda-se reaplicar o protetor solar a cada duas horas, pois ao longo do dia o produto irá perder a eficácia. Caso você não esteja exposto aos raios solares, o ideal é aplicar o protetor cada vez que sair de um ambiente fechado.

4 – Mesmo dentro de casa preciso usar protetor solar?

Sim, mesmo estando em casa podemos correr riscos em relação à exposição dos raios UVA, por exemplo, uma vez que as janelas não conseguem bloquear esses raios, diferente dos raios UVB e UVC. Também existem a luz visível, ou seja, a iluminação feita por lâmpadas artificiais e de equipamentos eletrônicos. A luz visível além de estimular a produção em excesso de melanina, pode ser responsável pela aparição do melasma.

5 – Como aplicar o protetor solar de forma correta?

A melhor maneira de aplicar o protetor solar é após a limpeza facial e hidratação da pele.

Tags

O IOP utiliza cookies e tecnologias semelhantes que nos ajudam a fornecer melhor experiência e navegação. Ao clicar no botão “Concordar” ou continuar a navegar em nosso site, você está ciente e concorda com o uso de cookies.