Agende uma consulta

Desenvolver o senso de gratidão é um desafio, afirma psicóloga

Desenvolver o senso de gratidão é um desafio, afirma psicóloga

A definição mais correta para gratidão é o sentimento de reconhecimento, principalmente quando uma pessoa fez uma boa ação ou sentiu que foi respeitada e bem tratada. A gratidão é uma forma de agradecer a outra pessoa pelo que ela fez de bom, trazendo benefícios para a vida do indivíduo que recebeu essa ajuda, carinho, respeito, entre outras demonstrações de afeto.

A psicóloga clínica da unidade IOP no Oncoville, Adriane Garcia Salik, conta que uma das características das pessoas que passam por tratamentos oncológicos tende a ser que elas fiquem gratas com tudo o que possuem. “Depois do diagnóstico positivo, a maioria dos pacientes começa a dar valor a simples coisas do seu cotidiano, como ver um pôr do sol, fazer passeios e inúmeras situações que antes passavam despercebidas”, diz.

Essa gratidão de pacientes oncológicos surge a partir da nova percepção de vida que eles apresentam. Segundo a psicóloga, para muitos indivíduos um olhar, um gesto ou simplesmente ser bem atendido em qualquer situação já muda a ideia sobre determinada questão. “Antes, o mesmo atendimento de uma recepcionista, por exemplo, poderia passar despercebido, mas depois da doença, a forma como enxerga esse tratamento pessoal muda completamente a opinião do paciente, pois eles são gratos pelos esforços que as pessoas em volta realizam para deixá-lo bem.”

A gratidão traz diversos benefícios. De uma maneira em geral, a pessoa que é grata tende a ser mais feliz, deixa de se importar com conflitos pessoais, por exemplo. “Esses pacientes tendem a se desenvolver de uma maneira profunda na vida. A qualidade das relações é maior e verdadeira. É importante que todos sejam capazes de cultivar a gratidão. Desenvolver o centro de gratidão é um desafio, pois muitas vezes somos cruéis com a gente mesmo, mas as pessoas que conquistarem esse sentimento só irão atrair coisas boas para a sua vida”, finaliza.

Tags

O IOP utiliza cookies e tecnologias semelhantes que nos ajudam a fornecer melhor experiência e navegação. Ao clicar no botão “Concordar” ou continuar a navegar em nosso site, você está ciente e concorda com o uso de cookies.