Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil: sinais e sintomas

5 de fevereiro de 2020

Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil: fique atento aos principais sinais e sintomas nas crianças

No dia 15 de fevereiro comemora-se o Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil. A ação tem como objetivo promover a conscientização global quanto à importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil.

A doença é a primeira causa de morte entre crianças e jovens de 1 a 19 anos de idade, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Os três tipos de câncer mais comuns em crianças são as leucemias (30%), os linfomas (20%) e os tumores do sistema nervoso central (15%). Com o diagnóstico precoce as chances de cura aumentam em até 70%.

Fique atento aos sinais e sintomas, como palidez; hematomas (manhas roxas) ou sangramentos; dor óssea; caroços ou inchaços, especialmente se forem indolores e sem febre ou outros sinais de infecção; perda de peso ou febre; tosse persistente ou falta de ar; sudorese noturna; alterações oculares como pupila branca, estrabismo de início recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos; inchaço abdominal; dores de cabeça, especialmente se incomuns, persistentes ou graves; vômitos (em especial pela manhã ou com piora ao longo dos dias); dor em membros; fadiga, letargia ou mudanças no comportamento, como isolamento;  tontura, perda de equilíbrio ou coordenação.
Ao constatar algum dos sintomas mencionados, busque auxílio médico e lembre-se: com diagnóstico precoce as chances de cura são aumentadas.