Agende uma consulta

Dia Mundial contra o tabaco: um alerta importante!

No último dia 31 de maio, celebramos o Dia Mundial sem Tabaco, um momento crucial para reforçar a conscientização sobre os perigos do tabagismo. Mais do que um hábito, o tabagismo é uma das principais causas de morte evitável, resultando em mais de 7 milhões de mortes anualmente em todo o mundo. O tabaco não afeta apenas quem fuma, mas também aqueles expostos à fumaça passiva, aumentando o risco de câncer e outras doenças pulmonares.

Este dia serve como um lembrete da importância de adotar medidas para reduzir o consumo de tabaco e proteger a saúde de todos. A luta contra o tabagismo é contínua, e a conscientização é uma ferramenta poderosa na promoção de um futuro mais saudável para todos.

No Brasil, mais de 32 mil novos casos de câncer de pulmão são previstos anualmente entre 2023 e 2025, tornando-o o quarto tipo mais comum de câncer no país. A Região Sul, tanto em homens quanto em mulheres, apresenta a maior incidência dessa doença.

O Dr. Evanius G. Wiermann, oncologista clínico do IOP – Instituto de Oncologia do Paraná, destaca que as principais causas de morte relacionadas ao cigarro são as doenças cardiovasculares, a doença pulmonar obstrutiva crônica e o câncer. Mesmo após o diagnóstico de câncer, fumar pode aumentar o risco de complicações no tratamento e até mesmo de novos tumores malignos.

Parar de fumar é crucial para melhorar a qualidade de vida e reduzir o risco de morte, não apenas para quem fuma, mas também para aqueles ao seu redor. Estudos mostram que, mesmo após o desenvolvimento de doenças relacionadas ao tabagismo, parar de fumar pode reduzir o risco de câncer em até 50%.

O diagnóstico precoce do câncer de pulmão é desafiador, pois os sintomas geralmente aparecem em estágios avançados da doença. Recomenda-se que adultos entre 50 e 80 anos, com histórico de tabagismo, consultem um pneumologista ou oncologista para exames de rastreamento regulares.

No combate ao tabagismo, é importante abordar também o uso de cigarros eletrônicos e narguilé, que também apresentam riscos à saúde. A conscientização e o apoio de profissionais capacitados são essenciais para auxiliar no processo de parar de fumar e promover uma vida mais saudável.

Junte-se a nós neste Dia Mundial Contra o Tabaco e faça parte do movimento para um mundo livre do tabagismo!

 

Fontes: Lancet. 2021;397(10929):2337. Epub 2021 Maio 27; US Department of Health and Human Services 2020

Tags

O IOP utiliza cookies e tecnologias semelhantes que nos ajudam a fornecer melhor experiência e navegação. Ao clicar no botão “Concordar” ou continuar a navegar em nosso site, você está ciente e concorda com o uso de cookies.