Dia Mundial da Luta Contra o Câncer alerta para ações diárias que precisam ser adotadas

8 de abril de 2021

O Dia Mundial da Luta Contra o Câncer, comemorado em 8 de abril, chama a atenção sobre a necessidade de adoção de medidas preventivas contra o câncer. São ações simples, como a mudança de hábitos de vida, a manutenção de um estilo de vida saudável, com dieta balanceada, prática de exercícios físicos, evitar a obesidade e o sedentarismo, uso moderado de bebidas alcoólicas e mesmo parar com o tabagismo.

A prevenção começa com hábitos de vida saudáveis e as medidas preventivas podem contribuir para evitar ou mesmo reduzir as chances de aparecimento de determinados tipos de tumores”, explica a oncologista clínica Rosane do Rocio Johnsson, do Instituto de Oncologia do Paraná – IOP. Além disso, a médica cita que é fundamental buscar o diagnóstico precoce do câncer com a realização de exames. “Mesmo com a pandemia da COVID-19, é preciso, dentro das circunstâncias de cada pessoa, agendar consulta com o médico e realizar os exames, pois o câncer não espera a pandemia passar para se instalar. Sempre é bom lembrar que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura quando a pessoa realiza o tratamento.

Segundo dados do Global Cancer Observatory (GloboCan), plataforma interativa baseada na WEB e que apresenta estatísticas globais de câncer, estima-se que o câncer tenha aumentado para 19,3 milhões de novos casos e 10 milhões de mortes em 2020. Projeção para 2040 estima que serão cerca de 30 milhões de casos, o que representa um aumento de 47% em relação ao observado em 2020. “Só vamos mesmo saber o real impacto que a pandemia causou num futuro próximo, pois a tendência é ver aumentados esses números”, cita a oncologista clínica.

Pequenas atitudes, grande iniciativa para a prevenção

Ao adotar um novo estilo de vida, é preciso mantê-lo, com rigor e disciplina, pois isso impacta futuramente na continuidade da qualidade de vida da pessoa. Conheça algumas atitudes que podem fazer a diferença:

  1. Evite fumar e se fuma, tente parar com o vício;
  2. Consuma moderadamente ou, de preferência, evite bebidas alcoólicas;
  3. Procure manter uma dieta saudável, com a ingestão de frutas, legumes, fibras, carnes brancas. Evite o consumo de carnes vermelhas ou processadas (como embutidos, por exemplo);
  4. Pratique exercícios físicos periodicamente – mínimo de 30 minutos por dia ou 150 minutos na semana;
  5. Proteja-se contra os raios solares. Não se esqueça de usar filtro solar de boa procedência combinado com roupas adequadas que protegem a pele. Evite tomar sol entre 10 e 16 horas, pela grande incidência de raios ultravioleta B, responsáveis pelo surgimento do câncer da pele;
  6. Consulte o médico e faça os exames de rotina recomendados.