Diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento do câncer infanto-juvenil

17 de setembro de 2020

Diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento do câncer infanto-juvenil

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) em 2020 apontam que serão registrados 8,5 mil novos casos de câncer infanto-juvenil. O câncer infantil é diagnosticado do nascimento até os 14 anos de idade. A partir dos 15 anos já é considerado tumor juvenil até a faixa dos 19 e 21 anos. Com o objetivo de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento oncológico, durante este mês é realizada a campanha Setembro Dourado.

A oncologista pediátrica Antonella Zanette, do Instituto de Oncologia do Paraná – IOP, explica que cerca de 1% a 3% de todos os tumores malignos na população ocorrem em crianças e adolescentes. Entre as principais neoplasias que aparecem nessa faixa etária estão as leucemias, tumores no Sistema Nervoso Central (SNC) e os linfomas. A maioria dos tumores tende a ser mais agressiva em crianças e jovens do que em adultos, porém a resposta de cura é maior.

Com o diagnóstico precoce, as chances de cura são maiores, podendo chegar a uma taxa de 80%. Por essa razão, é de extrema importância que pais e mães, ou a pessoa responsável pela criança ou pelo jovem, fiquem atentos e observem a rotina deles.

“Ao observar algum dos sintomas abaixo, a recomendação é procurar um especialista, que irá indicar os exames necessários para o diagnóstico da doença e dar início ao tratamento. Atualmente, com os modernos tratamentos e novas medicações, temos um resultado muito satisfatório para a cura das crianças e com aumento na qualidade de vida”, cita a oncopediatra.

Sinais de alerta

. Perda de peso sem motivo
. Dores de cabeça e vômito pela manhã
. Aparência esbranquiçada na pupila do olho ou mudanças repentinas na visão
. Febres frequentes
. Hematomas excessivos ou sangramento sem explicação
. Palidez
. Cansaço por um grande período
. Dor nos ossos ou articulações
. Protuberância no pescoço, abdômen ou em qualquer local