Agende uma consulta

Doação de Medula Óssea: Um ato de amor.

Doar a medula óssea é um ato de amor.

Quanto mais doadores cadastrados, maiores são as chances de encontrar um compatível. Vale lembrar que as buscas por doadores sempre se iniciam com os familiares de primeiro grau porque a chance de compatibilidade é maior. Porém, quando não são encontrados doadores na família, a busca precisa ser feita em registros de doadores nacionais ou internacionais. De acordo com informações da bióloga Jaqueline Morcelli Castro, da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), o Brasil tem o terceiro maior cadastro de doadores de medula do mundo, com mais de 5,5 milhões de inscritos. “Mas precisamos de um cadastro muito maior. Hoje temos 650 pessoas na fila esperando um doador compatível.

A bióloga da SESA cita que muitas pessoas têm medo de se cadastrar por confundirem medula óssea com medula espinhal. “A espinhal é um tecido nervoso e a óssea está dentro de todos os ossos, é o tutano”, como costumamos falar.

A doação pode ser realizada extraindo a medula do osso ilíaco (da bacia), num procedimento que dura cerca de 90 minutos e coleta menos de 10% da medula ali depositada. “Mas que também pode ser obtida do sangue periférico, numa abordagem muito semelhante a uma doação simples de sangue. Para tanto, a pessoa faz um cadastro no Hemocentro e com uma pequena amostra de sangue é feita a tipagem.” Outra possibilidade é a coleta do cordão umbilical de recém-nascidos.

Salve vidas!

Doar a medula óssea é um ato de amor. Quanto mais doadores cadastrados, maiores são as chances de encontrar um compatível. Vale lembrar que as buscas por doadores sempre se iniciam com os familiares de primeiro grau porque a chance de compatibilidade é maior. Porém, quando não são encontrados doadores na família, a busca precisa ser feita em registros de doadores nacionais ou internacionais.

Como é feito o cadastro para doar?

Para se tornar um doador voluntário de medula óssea é necessário acessar o site do Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (redome.inca.gov.br), vinculado ao Ministério da Saúde, e verificar a unidade de cadastramento mais próxima da sua localização.

Outra possibilidade é procurar um hemocentro na sua região e fazer o cadastro de doador voluntário de medula óssea. Em Curitiba, o cadastro pode ser realizado no Hemepar, localizado na Travessa João Prosdócimo, 145, no Alto da XV.

 

Siga o IOP nas redes sociais:

 

Tags

O IOP utiliza cookies e tecnologias semelhantes que nos ajudam a fornecer melhor experiência e navegação. Ao clicar no botão “Concordar” ou continuar a navegar em nosso site, você está ciente e concorda com o uso de cookies.