Durante o verão é fundamental redobrar os cuidados com a hidratação

21 de fevereiro de 2022

A água é um componente essencial para todas as células do organismo e atua na regularização da temperatura corporal, ajuda no funcionamento dos órgãos, elimina toxinas, é responsável pelo transporte de nutrientes e ainda auxilia na lubrificação das mucosas.

Recomenda-se ingerir 2,5 litros de água diariamente, mas existe uma forma de saber qual a quantidade ideal para cada pessoa. Basta multiplicar 35 ml por quilo de peso. Para idosos a recomendação é 30 ml por quilo.

Beber água é importante para a saúde, mas existem situações em que ela se faz ainda mais importante: com os pacientes oncológicos. A nutricionista Karen Cardoso Inamassu, do Instituto de Oncologia do Paraná – IOP, explica que durante o tratamento é possível que um dos efeitos colaterais seja o vômito e diarreia, o que resulta na perda de líquidos e sais minerais do organismo. Por essa razão é importante que os pacientes reponham os líquidos rapidamente, principalmente no verão, quando as temperaturas estão mais elevadas. “Além da água, é possível consumir sucos naturais, água de coco, chás e águas saborizadas com limão, hortelã, gengibre. Mas é importante que a maior quantidade de líquido seja de água”.

Confira as principais orientações para os pacientes oncológicos se hidratarem adequadamente:

1. Consuma frutas com maior concentração de água como melancia e melão;
2. Prepare água saborizada, incluindo gengibre, folhas de hortelã, fatias de laranja, gotas de limão;
3. Deixe sempre uma garrafa de água próxima de você para facilitar e lembrar do consumo;
4. Evite o consumo de líquidos junto às refeições. Consuma entre elas;
5. Em alguns casos, poderá ser indicado o uso de repositores hidroeletrolíticos, isotônicos e água de coco.

Buy traffic for your website