Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço

3 de maio de 2018

Entre os dias 13 e 14 de abril de 2018, no Hotel Bourbon, em Curitiba, ocorreu o Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço – Sul. Foi mais uma oportunidade de vivenciar, trocar experiências e fortalecer o networking entre os profissionais da especialidade.

O evento teve como um dos coordenadores o cirurgião de Cabeça e Pescoço Gyl Henrique Albrecht Ramos. Participaram como palestrantes as médicas Rosane do Rocio Johnsson, oncologista clínica, e Paola G. Pedruzzi, cirurgiã de Cabeça e Pescoço. O cirurgião de Cabeça e Pescoço Luciano José Biasi participou como debatedor em várias mesas-redondas do Encontro. Os especialistas fazem parte do Corpo Clínico do Instituto de Oncologia do Paraná – IOP.

De acordo com a médica Rosane do Rocio Johnsson, “A região Sul do país conta com uma alta incidência de câncer de tireoide, por isso a relevância deste Encontro, onde foram debatidos temas que aliam ainda mais conhecimento aos profissionais da área, já reconhecidos como de grande experiência no tratamento dos pacientes”.

A programação do Encontro Regional contou com Mesas-Redondas, Produção Científica e Experiências do Serviços na região Sul e Discussão de Casos. Abrindo o encontro, a Mesa-Redonda, intitulada Carcinoma Diferenciado de Tireoide, abordou temas de relevância, como Incidência da doença tireoidiana na região SulTireoidectomia parcial como opção de tratamentoEstadiamento dinâmico do DTCIndicações de radioiodoterapia pela nova diretriz da ATASupressão do TSH: doses e alvos bioquímicosDTC de mau prognósticoDrogas biológicas: quando indicar?

A Produção Científica e Experiência dos Serviços na região Sul teve os seguintes temas debatidos: Metástases cervicais em câncer de peleBiologia molecular (tireoide e CEC)Reconstrução microcirúrgica pelo cirurgião de cabeça e pescoçoTireoidectomias: experiência no CEPONConduta no nódulo suspeito de tireoideEstudo de HPV em cabeça e pescoço.

Outro ponto alto deste Encontro Regional foram as Discussões de Casos Clínicos, onde foram debatidos os carcinomas papilífero, medular, anaplásico e papilífero. No sábado, encerrando o evento, houve ensino de cirurgia de cabeça e pescoço e explanados os dados epidemiológicos do câncer de cabeça e pescoço na região Sul.