Estudo Destiny Breast 4 é um dos destaques do Congresso da ASCO deste ano

28 de junho de 2022

Por Andressa Schuta Ribas, oncologista clínica do Instituto de Oncologia do Paraná – IOP

Destiny Breast 4 avaliou o Trastuzumab deruxtecan em tumor de mama HER2 low

Entre os dias 03 a 07 de junho aconteceu em Chicago, nos Estados Unidos, um dos maiores eventos na área da oncologia, o congresso internacional da Associação Americana de Oncologia Clínica – ASCO. Após dois anos em formato virtual devido à pandemia da COVID-19, em 2022 o evento voltou a ser presencial e com a apresentação de inúmeros trabalhos em diversas áreas da oncologia, com maior destaque para o câncer de mama.

O estudo mais comentado deste evento foi o Destiny Breast 4, voltado a pacientes com câncer de mama metastático e previamente tratadas, que trouxe uma nova possibilidade de tratamento com melhores resultados para o controle da doença.

Esse estudo muito importante avaliou o benefício do uso do Trastuzumab deruxtecan, que é uma combinação de anticorpo monoclonal com quimioterapia, para pacientes com tumores de mama com baixa expressão do HER2 (HER2 low), um importante alvo no tratamento de câncer de mama e até em então sem terapias direcionadas quando a expressão era baixa.

Apesar de os dados do estudo serem animadores, esse tratamento ainda não está disponível no Brasil para esse cenário de câncer de mama HER2 low, apenas para pacientes com doença HER2 positivo. Mas em breve deverá ser aprovado pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

 

Buy traffic for your website