Agende uma consulta

Internalização do SESMT traz benefícios para colaboradores e pacientes

Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho

Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho

Segurança do Trabalho: equipe saudável, capacitada e fortalecida reflete no bem-estar do paciente

 

Implementar uma cultura de segurança do trabalho e saúde ocupacional é essencial para a promoção do bem-estar e da qualidade de vida de colaboradores e pacientes nos ambientes corporativos. Pensando na saúde e segurança do colaborador, o Grupo Med4U internalizou o SESMT – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho para fazer a gestão da saúde e dos riscos ocupacionais, de forma a ficar mais próximo e atuante no dia a dia do colaborador e também implementando melhorias no processo do cuidado de forma cada vez mais assertivas.

 

Segundo Patrícia Zemuner, gerente de Gente e Gestão do Grupo Med4U, é fundamental que a instituição esteja atenta à segurança e saúde no trabalho para evitar que qualquer tipo de acidente aconteça no ambiente corporativo e envolva pacientes e/ou colaboradores. “Nossa interpretação para segurança e saúde no ambiente de trabalho é dada na medida em que adotamos uma série de procedimentos com o propósito de prevenir os colaboradores de doenças e acidentes no dia a dia. Isso tudo tem como objetivo preservar a saúde e o bem-estar físico e mental deles, o que reflete diretamente na assistência e no cuidado com o paciente. Por essa razão o SESMET foi incorporado e passa atuar de forma mais próxima ao colaborador.”

 

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT têm como função primordial assegurar e proteger a integridade física e o bem-estar dos colaboradores. “Um ambiente agradável é capaz de oferecer aos colaboradores uma sensação de bem-estar e isso, consequentemente, influencia na execução das atividades de maneira positiva, o que impacta no atendimento aos pacientes”, cita Patrícia Zemuner.

 

Em referência à legislação brasileira, que prevê algumas regras que as empresas devem cumprir no sentido de segurança e saúde no trabalho, Rodrigo Superbi Gouveia, técnico em Segurança do Trabalho, explica que a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – a CIPA é atuante internamente e que anualmente é realizada a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, organizada pelos membros eleitos da CIPA. A Semana tem como meta mostrar e conscientizar os colaboradores sobre atos de segurança necessários nos locais de trabalho. “Temos também Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, e o PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, cujo objetivo é levantar os riscos expostos e neutralizá-los, para não prejudicar a saúde do colaborador”, cita Rodrigo Superbi Gouveia, técnico em Segurança do Trabalho.

 

Segurança para pacientes e colaboradores

 

A segurança do paciente é uma prioridade e uma série de medidas são adotadas bem como cuidados preventivos para que impeçam a ocorrência de eventos adversos. “Pensando na segurança dos pacientes, a nossa equipe conta com profissionais qualificados para qualquer tipo de situação. O fato de levarmos a saúde dos nossos colaboradores em prioridade reflete diretamente no acolhimento, tratamento e segurança do nosso paciente. A fim de demonstrarmos a responsabilidade e a seriedade da empresa com o bem-estar e a segurança de todos, possuímos sinalizações de emergências em todos os ambientes e brigadistas em todas as unidades. Temos, também, o programa #Cuidar, que visa a saúde do colaborador e oferece ginástica laboral toda semana e, ainda, um dia por ano para que cuidem de sua saúde, pois uma equipe saudável, capacitada e fortalecida, reflete diretamente na segurança e no bem-estar do paciente”, destaca Gouveia.

Tags

O IOP utiliza cookies e tecnologias semelhantes que nos ajudam a fornecer melhor experiência e navegação. Ao clicar no botão “Concordar” ou continuar a navegar em nosso site, você está ciente e concorda com o uso de cookies.