Invista em alimentos benéficos para a saúde do seu coração

30 de setembro de 2020
Invista em alimentos benéficos para a saúde do seu coração

É importante alertar e conscientizar a população sobre a importância de manter hábitos saudáveis e preservar a saúde do coração. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Para combater as principais doenças que afetam o coração, a recomendação é a prática de atividades físicas e uma alimentação balanceada.

Alguns fatores de risco são determinantes para a ocorrência de doenças cardíacas, como tabagismo, hipertensão arterial, diabetes, estresse, obesidade, colesterol alto, sedentarismo e histórico familiar. “Praticar exercícios regularmente e manter uma dieta balanceada, com a ingestão de frutas, verduras, alimentos ricos em fibras, melhora a saúde física e mental e pode diminuir as chances de a pessoa vir a ter doenças cardíacas”, cita Sanderson Cauduro, cardiologista do Instituto de Oncologia do Paraná – IOP.

Outra orientação do cardiologista é a diminuição do consumo de sal e também do açúcar. O consumo excessivo de sal pode levar à hipertensão arterial. O sódio faz com que o volume do sangue aumente, elevando a pressão arterial e sobrecarregando o coração. Além disso, pode haver retenção de líquidos no corpo, dando origem ao edema corporal (inchaço).

Alimentos que ajudam a prevenir doenças do coração

Abacate: esta fruta contém gordura monoinsaturada e pode ajudar a reduzir os níveis do colesterol ruim e elevar a quantidade do colesterol bom do organismo.

Aveia: é um alimento rico em fibras e pode reduzir o colesterol ruim, ajudando a manter as artérias limpas e desobstruídas. Possui ácidos graxos, ácido fólico e potássio.

Azeite: reduz o colesterol ruim e o risco de desenvolver doenças cardíacas. O extravirgem é o mais recomendado.

Chocolate amargo: o ideal é consumir aquele com 70% ou mais de teor de cacau. É indicado para pessoas que sofrem com problemas cardíacos, pois reduzem a pressão arterial. Dica: só um pequeno pedaço por dia!

Frutas vermelhas: amoras, framboesas, morangos, mirtilos e outras frutas vermelhas são anti-inflamatórias e reduzem o risco de doenças cardíacas e câncer.

Grãos: lentilhas, grão-de-bico e feijões. Têm ácidos graxos ômega-3, cálcio, proteínas, vitaminas, minerais, antioxidantes e ricos em fibras.

Nozes: oleaginosa ricas em ômega-3. Tem gordura mono e poli-insaturada, é rica em fibras e grande fonte de gordura saudável.

Tomate: é rico em licopeno, substância que dá a cor avermelhada. Tem ação oxidante e ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares. O ideal é o consumo em molhos, pois a concentração de licopeno é maior.

Vinho: tem o chamado resveratrol, substância com efeito antioxidante presente em maior concentração na semente das uvas vermelho-escuras, destaca-se pela capacidade de reduzir os riscos de doenças cardiovasculares.