Agende uma consulta

IOP é nível máximo de qualidade ONA

A Acreditação ONA é a mais importante certificação existente no país no setor de saúde.

O Instituto de Oncologia do Paraná – IOP conquistou no início de dezembro de 2022 (dia 1º) a acreditação da Organização Nacional de Acreditação – ONA nível 3, atingindo o grau máximo pela excelência pelos serviços prestados, entrando para o seleto grupo de instituições brasileiras reconhecidas com este certificado de qualidade. O superintendente técnico da ONA, Péricles Cruz, informou que a certificação de uma organização de saúde mediante acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige.

A Acreditação da ONA é a mais importante certificação existente no país no setor de saúde. “Nosso objetivo sempre foi a segurança do paciente e a melhoria dos processos. Passamos por uma avaliação detalhada e bastante minuciosa nas mais diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a qualidade e a segurança na assistência prestada, além dos ciclos de melhorias. Nossos colaboradores contribuíram fortemente ao longo desse período ‘vestindo a camisa’ em busca dessa nova certificação”, ressalta Ronaldo Amorim, CEO da holding Med4U, da qual o IOP faz parte

O IOP possui entre os seus valores o humanismo na relação com o paciente e, a cada ano que passa, a importância deste princípio aumenta mais, possibilitando que todas as pessoas que utilizam os serviços do IOP possam receber o melhor tratamento. A humanização abrange todas as possíveis demandas do paciente, como a qualidade do tratamento e também as emocionais, conforto no espaço físico, apoio social, eficiência dos processos, entre outras, é o chamado atendimento centrado no paciente. E tudo isso envolve também familiares dos pacientes.

Ao longo dos anos, o IOP, seguindo tendência de mercado e dentro do processo de melhorias contínuas foi se profissionalizando, investindo em seus gestores e colaboradores para uma completa percepção do que o negócio pode oferecer ao paciente, sempre com a mais alta qualidade e segurança dos serviços prestados.

Fundada em 1995, a clínica foi a primeira da cidade de Curitiba a receber, em 2005, o selo ISO (ISO9001:2000) e agora também é pioneira ao receber a ONA 3 – Acreditado com Excelência. “A qualidade, o acolhimento e a segurança dos pacientes, de seus familiares e de nossos colaboradores são a tônica e a essência do IOP, estão em nosso DNA, com início em 1997, quando implantamos os primeiros processos de qualidade. Essa dedicação incessante ao longo dos anos foi brindada pelas certificações conquistadas e hoje se traduz nesse nível máximo”, destaca Caroline de Nadai Costa, oncologista clínica e diretora técnica do IOP

Para conquistar a ONA 3, o IOP passou por uma série de análises, seja de processos, documentos, registros. Foram realizadas, também, entrevistas com gestores e colaboradores de forma amostral. “Este é um reconhecimento que se deve ao fato de a instituição atender a todos os rigorosos padrões que a metodologia exige”, enfatiza Ronaldo Amorim.

A Acreditação é válida por três anos e será acompanhada, com visitas periódicas de manutenção, pelos avaliadores da ONA. Missão cumprida, mas é preciso manter o compromisso com a qualidade e, para tanto, os gestores já estão trabalhando para promover melhorias contínuas na instituição

Sobre a ONA

A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. A metodologia utilizada nessa certificação é reconhecida pela International Society for Quality in Health Care (ISQua), associação parceira da Organização Mundial de Saúde (OMS) e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países.

Tags

O IOP utiliza cookies e tecnologias semelhantes que nos ajudam a fornecer melhor experiência e navegação. Ao clicar no botão “Concordar” ou continuar a navegar em nosso site, você está ciente e concorda com o uso de cookies.