Agende uma consulta

IOP implanta projeto Cuidar de quem Cuida

IOP implanta projeto Cuidar de quem Cuida voltado aos familiares e cuidadores de pacientes oncológicos

Com o objetivo de oferecer aos familiares e/ou cuidadores conhecimentos sobre os aspectos que envolvem as vivências do paciente oncológico, o Serviço de Psicologia do Instituto de Oncologia do Paraná – IOP implantou, em outubro de 2022, o projeto Cuidar de quem Cuida. A ideia é ofertar conhecimentos sobre os impactos emocionais envolvidos no processo de adoecimento tanto para o paciente quanto para o familiar/cuidador; impactos sociais e mudança de rotina; estratégias de enfrentamento; maneiras de auxiliar um paciente oncológico, entre outros assuntos correlatos.

O diagnóstico de câncer traz diversos impactos, sendo eles emocionais, sociais, financeiros, tanto para o paciente quanto para o seu cuidador e familiares. Por isso, é preciso compreender as suas condições socioemocionais, uma vez que a partir desse diagnóstico inesperado passarão a lidar com esse novo cenário. A psicóloga clínica do IOP, Lorena Pierote Luz Oliveira, aponta que dúvidas e medos em relação ao diagnóstico e tratamento podem interferir nos cuidados ofertados ao paciente. “Por isso, é importante acolher, esclarecer dúvidas, conhecer vulnerabilidades, abrir espaço para o diálogo entre pares e promover reflexões sobre o tema para que, com isso, estratégias sejam desenvolvidas e os impactos emocionais e psicológicos do paciente e familiares, minimizados”, salienta.

Encontros mensais

As psicólogas do IOP irão realizar encontros mensais em formato virtual destinados a familiares e/ou cuidadores de pacientes que realizam seu tratamento na instituição, podendo contar com o auxílio e participação da equipe multiprofissional nesses encontros se houver a necessidade. “Nesse espaço, discutiremos estratégias de enfrentamento, orientações e sugestões para auxiliar esse indivíduo a vivenciar essa nova realidade”, aponta a psicóloga clínica.

Para participar dos encontros basta entrar em contato pelo telefone (41) 3207-9797 para agendar a sua presença.

 

Siga o IOP nas redes sociais:

Tags

O IOP utiliza cookies e tecnologias semelhantes que nos ajudam a fornecer melhor experiência e navegação. Ao clicar no botão “Concordar” ou continuar a navegar em nosso site, você está ciente e concorda com o uso de cookies.