IOP realiza evento on-line sobre tratamento do melanoma com imunoterapia

14 de outubro de 2021

IOP realiza evento on-line sobre tratamento do melanoma com imunoterapia

No próximo dia 30 de outubro (sábado), a partir das 9h, o Instituto de Oncologia do Paraná — IOP realizará uma discussão sobre o câncer de pele melanoma. O evento, on-line e gratuito, terá como principal tema “Imunoterapia em melanoma overview”. Dados do Instituto Nacional de Câncer — INCA mostram que em 2020 foram diagnosticados 8.450 casos de câncer de pele melanoma. O câncer de pele é mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país, já o melanoma representa apenas 3%, porém, é o tipo mais grave da doença.

De acordo com o coordenador do evento e cirurgião oncológico e de cabeça e pescoço do IOP, Luciano Biasi, será importante a troca de experiências entre os participantes sobre essa forma de tratamento específica. “O melanoma é um câncer de pele agressivo. O advento da imunoterapia fez uma marca nos últimos 10 anos transformando pacientes com pouca expectativa de vida em curados. Este evento trará para todos nós o que tem de mais moderno neste tipo de tratamento. O professor Ascierto é, sem dúvida, uma das pessoas que mais conhece sobre este assunto no momento no mundo. A participação dele trará para nós conhecimentos de ponta e resultados dos últimos estudos apresentados nos dois congressos mundiais mais importantes da atualidade em oncologia a ASCO e a ESMO. Contamos com a participação de todos”.

O evento contará com a presença do oncologista Paolo Ascierto, diretor da Unidade de Melanoma, Imunoterapia do Câncer e Terapia Inovadora do National Tumor Institute Fondazione G. Pascale, em Nápoles – Itália, que abordará a visão geral do estágio inicial do melanoma e visão geral do melanoma metastático. Após das palestras de Ascierto, serão apresentados casos clínicos com os oncologistas clínicos do IOP, Gustavo Vasili Lucas e Rosane do Rocio Johnsson.

O evento contará com tradução simultânea. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas, clique aqui.