Agende uma consulta

Julho Verde é o mês de conscientização mundial sobre os tumores de cabeça e pescoço

Por Tabatha Nakakogue Dallagnol, oncologista clínica do Instituto de Oncologia do Paraná – IOP

Mais de 70% dos casos são diagnosticados em estágios localmente avançados e o sítio mais comum é em cavidade oral.

No Brasil, o câncer de cavidade oral e laringe ocupa, respectivamente, a quinta e a nona posição em tumores mais frequentes em homens. Eles costumam ocorrem mais comumente na sexta década de vida e afetam mais os homens.

Mais de 70% dos casos são diagnosticados em estágios localmente avançados e o sítio mais comum é em cavidade oral.

Os principais fatores de risco são o tabagismo e etilismo e estão relacionados a cerca de 70-80% dos cânceres de cabeça e pescoço diagnosticados. O risco de um fumante desenvolver tais tumores é de 10 vezes maior em comparação com pessoas não fumantes.

Vale destacar os sintomas mais comum na apresentação clínica desses tumores, que são úlcera em boca de longa duração que não cicatriza, dor para engolir, sangramento nasal, perda de peso e nódulos palpáveis no pescoço.

O diagnóstico se dá pelo exame clínico completo e estratégias de avaliação pormenorizada local, como videonasofaringolaringoscopia, laringoscopia direta. Exames de imagem contrastados como TC, RM e PET-CT podem auxiliar não apenas na melhor localização do tumor em seu local de origem como para investigar se há comprometimento a distância (metástases).

Tratamento

Na decisão terapêutica dos cânceres de cabeça e pescoço (CP), devemos ponderar o impacto potencial do próprio tumor bem como das estratégias de tratamento na capacidade de comunicação, alimentação, interação social e autoestima do paciente.

É primordial poder contar com uma equipe multiprofissional para melhor condução dos casos.

Tags

O IOP utiliza cookies e tecnologias semelhantes que nos ajudam a fornecer melhor experiência e navegação. Ao clicar no botão “Concordar” ou continuar a navegar em nosso site, você está ciente e concorda com o uso de cookies.