Agende uma consulta

Março Lilás: Prevenção e combate ao câncer de colo uterino

No Brasil, para o ano de 2023, foram estimados 17.010 casos novos.

A campanha Março Lilás tem como objetivo conscientizar a população feminina sobre a prevenção e o combate ao câncer de colo uterino. No Brasil, para o ano de 2023, foram estimados 17.010 casos novos. É o primeiro câncer ginecológico com a maior incidência no país.

O câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV, podendo prevenir 70% dos cânceres do colo do útero e 90% das verrugas genitais. Outra forma de prevenção está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação sexual.

Fundamental também é o exame preventivo conhecido como Papanicolau, que deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces.

O câncer do colo do útero tem um desenvolvimento lento e não manifesta sinais durante a fase inicial, mas no estágio mais avançado da doença é importante ficar atento aos sintomas que podem aparecer.

Saiba tudo sobre o HPV.

Siga o IOP nas redes sociais:

Tags

O IOP utiliza cookies e tecnologias semelhantes que nos ajudam a fornecer melhor experiência e navegação. Ao clicar no botão “Concordar” ou continuar a navegar em nosso site, você está ciente e concorda com o uso de cookies.