Medicamento consegue eliminar tumor raro no reto de 100% dos pacientes em estudo

6 de julho de 2022

Tratamento com imunoterapia elimina tipo raro de tumor no reto

Um medicamento à base de imunoterapia conseguiu eliminar um tipo raro de tumor no reto em 100% dos pacientes em um estudo clínico. Os resultados foram apresentados por cientistas do Centro Oncológico Memorial Sloan Kettering, em Nova York, Estados Unidos, e publicados pelo The News England Journal of Medicine.

O medicamento experimental chamado dostarlimabe se mostrou capaz de eliminar tumores de cólon em todos os pacientes que fizeram parte de um pequeno grupo avaliado – foram doze pacientes com adenocarcinoma retal em estágio avançado e com uma mutação rara – deficiência de reparo de incompatibilidade – que receberam a droga por seis meses.

O dostarlimabe foi ministrado a cada 3 semanas por 6 meses. Depois do tratamento, nenhum paciente precisou de químio ou radioterapia, nem de cirurgia. Eles foram acompanhados por, no mínimo, 6 meses após o término da terapia (o tempo mais longo foi de 25 meses, pouco mais de dois anos). O tumor não voltou a aparecer em nenhum deles.

A oncologista clínica Rosane do Rocio Johnsson, do Instituto de Oncologia do Paraná – IOP, comemora o resultado do estudo. “Esta é a primeira vez que se vê uma resposta de 100% em um estudo e isso tem um significado histórico muito grande e abre um leque de possibilidades daqui para frente, beneficiando os pacientes oncológicos.”

No Brasil, o medicamento fabricado pela GlaxoSmithkline Brasil Ltda, foi aprovado em março e tem previsão de chegar ao país somente em agosto. Porém, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, o uso dostarlimabe (Jemperli), é indicado como monoterapia para o tratamento de pacientes adultos com câncer endometrial recorrente ou avançado com deficiência de enzimas de reparo (dMMR) ou alta instabilidade de microssatélite (MSI-H), que progrediu durante ou após tratamento à base de platina.

Para saber mais, clique aqui

Buy traffic for your website