Agende uma consulta

Médico do IOP apresenta estudo na ASCO GU 2023

ASCO GU 2023

O uro-oncologista Ronald Kool, do Instituto de Oncologia do Paraná – IOP, foi um dos palestrantes na ASCO-GU 2023 que aconteceu de 16 a 18 de fevereiro em São Francisco, Estados Unidos. Promovido pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), o Simpósio de Cânceres Geniturinários teve como meta nesta edição apresentar as perspectivas multidisciplinares e especializadas sobre os mais recentes avanços clínicos e científicos na área.

Em sua apresentação, Dr. Ronald Kool abordou o tema a respeito dos “Benefícios da radiação de toda a pelve para pacientes com câncer de bexiga músculo-invasivo”.

Segundo o especialista, “A irradiação dos linfonodos pélvicos ainda está em debate para pacientes com câncer de bexiga-invasivo (MIBC) planejados para terapia curativa de preservação de órgão baseada em radioterapia (RT). O único estudo randomizado publicado em 2011 sobre o tema sugeria que RT somente para bexiga (BO-RT) não foi inferior no que diz respeito a taxas de preservação da bexiga, sobrevida livre de doença e sobrevida global”. O estudo apresentado pelo Dr. Ronald, porém, contesta essa tese, sugerindo que a irradiação para toda a pelve (WP-RT) foi superior à irradiação apenas para a bexiga, com benefício em sobrevida câncer específica e sobrevida global. Ao fim da apresentação, Dr. Ronald reforçou a necessidade de novos estudos randomizados para confirmar estes achados.

Para maiores informações, acesse: https://www.urotoday.com/conference-highlights/asco-gu-2023/asco-gu-2023-bladder-cancer/142506-asco-gu-2023-benefit-of-whole-pelvis-radiation-for-patients-with-muscle-invasive-bladder-cancer-an-inverse-probability-treatment-weighted-analysis.html

Tags

O IOP utiliza cookies e tecnologias semelhantes que nos ajudam a fornecer melhor experiência e navegação. Ao clicar no botão “Concordar” ou continuar a navegar em nosso site, você está ciente e concorda com o uso de cookies.