Médico do IOP é eleito para Associação Brasileira de Câncer Gástrico

23 de março de 2016

Médico do IOP é eleito para Associação Brasileira de Câncer Gástrico

O oncologista Flávio Daniel Saavedra Tomasich, do Departamento de Cirurgia Oncológica do Instituto de Oncologia do Paraná (IOP), foi eleito vice-presidente da região Sul da Associação Brasileira de Câncer Gástrico. A eleição ocorreu em janeiro e a gestão compreende o período de 2016 e 2017. A Associação Brasileira de Câncer Gástrico (ABCG), que reúne especialistas de todo país no diagnóstico e tratamento do câncer do estômago, é uma organização multidisciplinar e inclui oncologistas clínicos, cirurgiões, radiologistas, patologistas, endoscopistas, clínicos, epidemiologistas.

Destacando-se como uma entidade que trata de todas as questões relacionadas ao câncer gástrico, sendo um referencial para quem cuida das diretrizes clínicas, a Associação tem como principal objetivo a educação continuada em câncer de estômago, a padronização de condutas cirúrgicas, a uniformização dos registros e análises histológicas. “Além de aumentar o conhecimento dos médicos, a ABCG divulga o que existe de mais moderno no tratamento gástrico, pois com maior divulgação, os cirurgiões ficam cientes dos novos procedimentos, potencializando o resultado dos tratamentos com os pacientes”, aponta o oncologista.

A ABCG é uma sociedade ativa e a seccional da região Sul tem uma importância muito grande, principalmente pelo fato de o câncer gástrico ter a maior incidência na região, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). “Esse tipo de tumor é quase endêmico, diferente de outros lugares do Brasil. No entanto, o número de diagnósticos precoces está crescendo, possibilitando um tratamento menos agressivo e com melhores resultados”, salienta Dr. Flávio Tomasich.

Sempre em expansão e buscando novos conhecimentos, a Associação irá participar de importantes eventos durante 2016, como o III Congresso Pan-Americano de Câncer Gástrico, que será realizado no Chile, em julho. Além de realizar algumas atividades, entre elas o Curso Continuado de Cirurgia do Aparelho Digestivo na cidade de São Paulo e a Dig Sul, em Florianópolis.

Saiba mais sobre o Dr. Flávio Daniel Tomasich