Microambiente tumoral é tema do Ciclo de Palestra do IOP

22 de novembro de 2016

O Instituto de Oncologia do Paraná (IOP) realizará no próximo dia 24 de novembro, quinta-feira, às 19h30, a sequência de seu Ciclo de Palestras voltado ao câncer de cabeça e pescoço. A palestrante será a farmacóloga bioquímica e molecular Maria Jimena Amaya, que abordará “Microambiente tumoral e mecanismos de resistência no carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço.

Em sua palestra, Maria Jimena Amaya discorrerá sobre Descrição dos diferentes componentes do microambiente tumoral (tipos celulares, vasos sanguíneos, matriz extracelular) e sua ação sinérgica na progressão tumoral. Desafios da biologia dos tumores de Cabeça e Pescoço para superar a resistência ao tratamento com radioterapia e quimioterapia (hipóxia) e com anti-EGFR (discussão sobre modificações na via de sinalização do EGFR, potencial papel da terapia-alvo combinada). A especialista é atualmente Medical Science Liaison (consultora científica) e atua na transmissão de informações científicas complexas na área de Oncologia, além de ser membro da American Society for Cell Biology (ASCB-Estados Unidos).
O evento é dirigido a oncologistas clínicos, cirurgiões de cabeça e pescoço, cirurgiões bucomaxilofacial, otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, radioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos moleculares, odontólogos, residentes, equipe multidisciplinar e demais interessados no assunto e será realizado na Sala de Conferências da unidade IOP no Oncoville (R. Rodovia BR-277, 1.437, Mossunguê), às 19h30. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas preferencialmente por e-mail. Informações pelo telefone (41) 3099-5874 ou pelo e-mail: mkt@iop.com.br