Agende uma consulta

O papel da mulher na detecção precoce do câncer de mama

Qualquer mudança nas mamas, mesmo que sutil, precisa ser verificada

As mamas para as mulheres têm a representação da feminilidade e ao mesmo tempo do poder de amamentar, por isso o diagnóstico de um câncer de mama, por vezes, pode derrubar literalmente todas as defesas das mulheres. Mas a detecção precoce dessa doença pode elevar as suas chances de cura e até mesmo permitir à mulher a manutenção da sua força, poder e feminilidade.

Em muitos casos, é comum as mulheres detectarem sinais de câncer de mama fora dos exames regulares de rastreamento. Na verdade, o hábito de prestar atenção a mudanças nos seios durante atividades regulares como tomar banho ou se vestir, e de realizar a mamografia anualmente se a mulher tiver 40 anos ou mais, aumenta as chances de detectar o câncer de mama precocemente, quando é mais fácil tratá-lo.

Qualquer mudança nas mamas, mesmo que sutil, precisa ser verificada, não se deve ignorar. Até mesmo a aparência dos mamilos precisa ser observada, pois é possível que determinadas alterações nesta área estejam relacionadas ao câncer de mama.

É possível destacar, resumidamente, 11 sinais com potencial para revelar um câncer de mama e, por isso, é vital ficar alerta e procurar algum médico diante dessas alterações:

1) Vermelhidão: se você notar qualquer vermelhidão na pele de seus seios que dura mais do que alguns dias;
2) Caroço no seio: se você sentir algum nódulo ou uma mudança no seio;
3) Inchaço: se você notar qualquer inchaço nos seios que não desapareça rapidamente;
4) Caroço na axila: se você perceber nódulos na axila ou quaisquer alterações nesse local;
5) Textura de casca de laranja: se a textura da pele do seu seio mudar ou começar a ficar irregular como a textura de uma laranja;
6) Covinhas: alguma coisa pode estar errada se a pele da mama apresentar covinhas;
7) Saída de líquido: se houver secreção pelo mamilo;
8) Inversão do mamilo: se o seu mamilo começar a puxar para dentro ou parecer invertido;
9) Mudança de direção: se você notar que seu mamilo começa a mudar de direção;
10) Úlcera: se aparecer qualquer forma de uma úlcera ou ferida no mamilo;
11) Descamação: se a pele do mamilo mudar de lisa para escamosa ou áspera.

Um olhar para si mesma: praticar a conscientização da mama

Grandes estudos mostram que as mulheres geralmente encontram alterações nos seios prestando atenção durante as atividades diárias normais como tomar banho, se coçar ou se vestir. Não há maneira certa ou errada de verificar os seios em busca de alterações que possam estar relacionadas ao câncer de mama. Pesquisas apontam que praticar a conscientização da mama é mais eficaz do que aprender uma técnica específica de autoexame.

É mais provável que um autoexame formal leve a falsos positivos, ou seja, a erros que sugerem câncer de mama quando ele não existe. E os autoexames formais também aumentam o estresse e a ansiedade das mulheres.

É comum as mulheres se preocuparem achando que não estão fazendo o autoexame corretamente ou na hora certa do mês, mas a conscientização da mama requer da mulher apenas um olhar para si mesma e uma maior atenção aos seus seios, observando como estes se parecem entre si e como ela os sente. Por isso, é fundamental que toda mulher, ao explorar com atenção as suas mamas, agende uma consulta com o médico caso se depare com algo que nunca sentiu antes.

  Caroline de Nadai Costa, oncologista clínica e diretora técnica do Instituto de Oncologia do Paraná – IOP

Tags

O IOP utiliza cookies e tecnologias semelhantes que nos ajudam a fornecer melhor experiência e navegação. Ao clicar no botão “Concordar” ou continuar a navegar em nosso site, você está ciente e concorda com o uso de cookies.