Oncologista do INCA fala sobre o futuro do tratamento contra o Câncer de Pulmão

18 de abril de 2016

Oncologista do INCA fala sobre o futuro do tratamento contra o Câncer de Pulmão

Para abrir seu Ciclo de Palestras, o Instituto de Oncologia do Paraná (IOP) recebeu, na última quinta-feira (14), o oncologista Luiz Henrique de Lima Araujo, que faz parte do corpo clínico do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e também atua como médico responsável pelo Instituto COI de Educação e Pesquisa. Além disso, Lima Araujo é coautor do capítulo de Biologia Molecular de Câncer de Pulmão do Tratado de Oncologia DeVita – considerada a “Bíblia” para os especialistas da área –, já em sua décima edição.

O oncologista realizou a palestra “Câncer de Pulmão” e abordou desde a histologia ao tratamento, com a utilização de novas drogas, mostrando dados do passado e atuais, além de falar sobre o provável futuro do tratamento. De acordo com Lima Araújo, “O tabagismo vem caindo no Brasil. Dados mostram que o número de fumantes está entre 10 a 15% entre toda a população. No entanto, os casos de câncer de pulmão são diagnosticados em sua maioria em estágios avançados, quando a cirurgia e radioterapia com intenções curativas não são mais viáveis. As opções de tratamento hoje para os casos avançados passam por quimioterapia, terapia-alvo e imunoterapia, todas com efeitos colaterais reduzidos e com as respostas são melhores”.

Estiveram presentes ao evento cirurgiões torácicos, oncologistas clínicos, pneumologistas, radioterapeutas e patologistas, que puderam, ao término da palestra, fazer perguntas e sanar dúvidas.

Veja as fotos do evento: http://migre.me/ty74Z