Oncologista do IOP participa da sessão SBOC Review sobre câncer colorretal

9 de junho de 2021

Oncologista clínica do IOP participa da sessão SBOC Review e analisa estudo científico sobre câncer colorretal metastático publicado em uma das principais revistas de oncologia

O Instituto de Oncologia do Paraná – IOP possui um corpo clínico que é referência nacional e internacional, prova disso é a constante participação dos nossos especialistas em diversos estudos, encontros científicos, dentre outras situações que servem para a troca de experiências e informações que ajudarão os pacientes oncológicos com as melhores e mais avançadas técnicas e tratamentos.

Recentemente, a oncologista clínica Tabatha Nakakogue Dallagnol, do IOP, foi convidada pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) a compor a sessão intitulada SBOC Review. A proposta foi ser a revisora e avaliadora científica do estudo clínico de fase III JCOG1007 iPACS, publicado na revista Journal of Clinical Oncology em dezembro de 2020. Tal estudo, conduzido pelo grupo japonês de câncer colorretal, tinha como objetivo debater se existe papel para cirurgia do tumor primário em pacientes assintomáticos com câncer colorretal metastático. O estudo apontou que a ressecção do tumor primário seguido de quimioterapia não aumentou a sobrevida global em comparação com quimioterapia isolada em pacientes assintomáticos com câncer colorretal e metástases sincrônicas irressecáveis.

O papel da cirurgia do tumor primário em pacientes assintomáticos com câncer colorretal metastático é um tópico em aberto na oncologia gastrointestinal. Segundo a oncologista, os estudos prévios realizados apontavam potencial benefício, porém faltavam dados para a realização de uma avaliação mais aprofundada. “O estudo iPACs fornece, até então, a melhor evidência para este debate e pode impactar diretamente na nossa prática clínica já que para a tomada de decisões precisamos ponderar a melhor evidência cientifica, benefício em sobrevida e qualidade de vida dos nossos pacientes”, finaliza Tabatha Nakakogue Dallagnol.