Risco cardiometabólico nas pacientes com câncer de mama

8 de junho de 2022

Estudo compara incidência de doenças em mulheres com câncer de mama e sem

Nunca houve um estudo comprovando que o tratamento para câncer de mama aumentava o risco cardiometabólico das pacientes. Agora, em fevereiro de 2022, um grupo norte-americano publicou na revista científica Journal of Clinical Oncology – uma das mais conceituadas na oncologia – um estudo realizado com cerca de 15.000 pacientes comparando a incidência de diabetes, hipertensão e dislipidemia entre um grupo de portadoras de câncer de mama e outro de mulheres sem câncer.

Foram recrutadas, para fins de comparação, cerca de 70.000 mulheres sem câncer, pareadas com as portadoras de câncer em idade, raça e etnia. A idade média foi de 61 anos e 65% das pacientes eram brancas, não-hispânicas. As pacientes com câncer de mama tiveram maior incidência de hipertensão (10,9 % x 8,9 %) e diabetes (2,1 x 1,7%), após 2 anos de seguimento. Depois de 10 anos de acompanhamento, observou-se uma maior incidência de diabetes (9,3% x 8,8%).

Na análise de subgrupos, as pacientes tratadas com quimioterapia, as que foram submetidas à radioterapia do lado esquerdo ou as que receberam hormonioterapia continuaram a ter um maior risco de desenvolver diabetes. O risco de hipertensão arterial foi maior em pacientes que receberam radioterapia no lado esquerdo ou que receberam hormonioterapia. Ainda, as pacientes com peso normal (Índice de Massa Corpórea <= 24,9%) tiveram um risco maior de desenvolver complicações cardiometabólicas.

Assim, as pacientes com câncer de mama, neste estudo, tiveram maior risco de desenvolver diabetes e hipertensão arterial do que o grupo sem câncer, dependendo, principalmente, do tratamento recebido e do peso corporal. Portanto, vigilância e seguimento dessas comorbidades são condutas fundamentais nesse grupo de pacientes.

 

Referência bibliográfica:

Kwan ML, Cheng RK, Iribarren C, Neugebauer R, Rana JS, Nguyen-Huynh M, Shi Z, Laurent CA, Lee VS, Roh JM, Shen H, Rillamas-Sun E, Santiago-Torres M, Hershman DL, Kushi LH, Greenlee H. Risk of Cardiometabolic Risk Factors in Women With and Without a History of Breast Cancer: The Pathways Heart Study. J Clin Oncol. 2022 Jan 13:JCO2101738. doi: 10.1200/JCO.21.01738. Epub ahead of print. PMID: 35025627.

Fabricio Augusto Martinelli de Oliveira é oncologista clínico no Instituto de Oncologia do Paraná – IOP

Buy traffic for your website