Agende uma consulta

Touca hipotérmica reduz queda de cabelos durante o tratamento quimioterápico

O Instituto de Oncologia do Paraná (IOP), sempre buscando oferecer o melhor a seus pacientes e entendendo que a queda dos cabelos durante o tratamento com quimioterapia é um dos principais receios dos pacientes em tratamento de câncer, principalmente das mulheres, podendo afetar a autoestima, está disponibilizando a touca hipotérmica Elasto-Gel©, pois entende que a autoestima é fundamental para que se possa obter uma melhor resposta ao tratamento.

Dentre as diversas reações esperadas pelo tratamento quimioterápico, a alopecia (queda de cabelo) representa uma das toxicidades comumente apresentadas pelos indivíduos. Ela pode ser classificada em graus de intensidade (1 e 2), onde o estágio inicial corresponde a menos de 50% da queda do total do volume/comprimento do cabelo, não sendo possível notar a distância e não havendo necessidade de se fazer uso de perucas, lenços ou bonés. No grau 2, a queda representa um índice maior ou igual a 50%, com necessidade da utilização de adereços.

Em vista do impacto causado pela alopecia, estratégias preventivas e amenizadoras têm sido descritas na literatura como recursos não farmacológicos para o controle da queda capilar. Entre elas está a touca hipotérmica Elasto-Gel©, que consiste no resfriamento do couro cabeludo, com a diminuição do aporte sanguíneo para a região, com isso, a quantidade de quimioterapia que atinge a raiz do cabelo sofre redução. Estudos relacionados ao uso da touca hipotérmica demonstram um sucesso  de 50% a 80% da técnica empregada para o controle da alopecia, conforme cada protocolo quimioterápico. A touca é retratada com boa tolerância pelos pacientes e sua utilização se dá de forma simples, além disso, tanto homens como mulheres podem se beneficiar dela.

De acordo com a Diretora Técnica do IOP, Rocio Cristina do Rosário, “Para que o paciente possa fazer uso da touca, deve buscar indicação com o seu oncologista, que será feita de forma específica para cada caso, conforme o protocolo e a dose administrada de quimioterapia, assim como obter orientações com a equipe  de enfermagem”.

Visando atingir o máximo do efeito esperado com a utilização da touca hipotérmica, é necessário que o paciente siga algumas recomendações e cuidados com o couro cabeludo e os fios no seu cotidiano durante o tratamento.

Tags

O IOP utiliza cookies e tecnologias semelhantes que nos ajudam a fornecer melhor experiência e navegação. Ao clicar no botão “Concordar” ou continuar a navegar em nosso site, você está ciente e concorda com o uso de cookies.