Agende uma consulta

Você sabe como é realizada a mamografia e a importância do exame?

O Dia Nacional da Mamografia e o Dia do Mastologista é comemorado em 5 de fevereiro. A data tem como objetivo lembrar sobre a importância da realização deste exame e dos profissionais que atuam na área. A mamografia é fundamental para auxiliar na detecção precoce do câncer de mama. Já a mastologia é uma especialidade médica que estuda, diagnostica e trata as doenças relacionadas às mamas, dentre elas o câncer.

O mastologista Lucas Budel, do Instituto de Oncologia do Paraná – IOP, explica que o câncer de mama tem um índice de cura muito alto desde que seja diagnosticado precocemente e por isso cita a importância de se fazer a mamografia, exame de rastreamento que é muito confiável. A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomendam que a mamografia seja feita a partir dos 40 anos, anualmente. É na faixa entre 40 e 49 anos que aparecem cerca de 15-20% dos casos de câncer de mama. Porém, em casos de câncer de mama familiar, a faixa etária deve ser individualizada.

Como é feita?

A mamografia é um exame de raio-x, realizado em um equipamento chamado mamógrafo, que não causa dor nas pacientes, porém pode produzir um certo desconforto na hora do procedimento. Durante o exame, que leva cerca de 15 a 30 minutos, a mama, alternadamente, é comprimida entre duas placas de acrílico permitindo uma melhor visualização das estruturas internas da mama. O exame permite detectar lesões benignas e cânceres em estágio ainda inicial. É recomendável fazer a mamografia entre o 5º e o 10º dia após a data de início da última menstruação.

Dr. Budel destaca que a avaliação das mamas também é indispensável, por isso recomenda o exame clínico. “Existem áreas que não são alcançadas pela mamografia e é nesse momento que a experiência e o olhar clínico do médico contam muito para o diagnóstico correto”, cita.

Tags

O IOP utiliza cookies e tecnologias semelhantes que nos ajudam a fornecer melhor experiência e navegação. Ao clicar no botão “Concordar” ou continuar a navegar em nosso site, você está ciente e concorda com o uso de cookies.