Você sabe o que são alimentos funcionais?

24 de fevereiro de 2017

É com certa frequência que encontramos na internet ou escutamos em rodas de conversas novidades sobre a alimentação, muitas vezes seguidas de promessas ou de benefícios incríveis. No entanto, assim como em outros assuntos que viram moda em bate-papos ou redes sociais, é necessário conhecer realmente para que servem. Um dos assuntos recentes e que gera dúvidas está relacionado aos alimentos funcionais. Dentre esses alimentos destacam-se os cereais integrais, leguminosas, linhaça, brócolis, couve-flor, espinafre, tomate, alho, cebola, melancia, morango, goiaba, uva, peixes marinhos, chá verde e castanhas.

 

A nutricionista do Instituto de Oncologia do Paraná (IOP), unidade Oncoville, Karen Cardoso Inamassu, explica que se trata de alimentos consumidos como parte da dieta que, além do fornecimento de nutrientes básicos, apresentem benefícios específicos para o organismo. “A introdução dos alimentos funcionais na alimentação garante a manutenção da saúde, modulando a fisiologia do organismo e colaborando com o controle do colesterol, da pressão arterial, redução dos riscos de aterosclerose, efeitos anticancerígenos, estimulação do sistema imune, redução da glicemia, dentre outros.”

Em conjunto com uma alimentação saudável e adequada, é possível que os alimentos funcionais ajudem na prevenção de certos tumores, além de serem importantes durante o tratamento do câncer, porém deve-se pensar em equilíbrio e na adoção de um estilo de vida saudável, pois o alimento isolado não contribuirá com benefícios. Existem evidências de que os alimentos funcionais auxiliam na prevenção de tumores de mama, próstata, intestino, cabeça e pescoço, entre outros. “Ainda falta um pouco de conscientização sobre os benefícios de uma dieta saudável. Apesar da facilidade do acesso às informações, há uma busca pelo prazer causado pelo consumo de açúcares e gorduras, além da alimentação estar associada às relações sociais. Na maioria das vezes as pessoas não estão dispostas a abrir mão de certos prazeres em busca de hábitos saudáveis”, aponta a nutricionista.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), os tipos de cânceres que estão relacionados aos hábitos alimentares aparecem entre as seis primeiras causas de mortalidade pela doença. Isso mostra que a adoção de um estilo de vida saudável é de extrema importância, incluindo uma dieta equilibrada, controle do peso e a prática regular de atividades físicas.

Confira uma lista de alimentos funcionais que devem estar presentes na sua dieta, mas lembre-se: sempre busque o acompanhamento de um especialista para saber quais os nutrientes são indispensáveis para a sua alimentação.

No dia a dia: Alho e cebola; aveia; azeite; vegetais de cor laranja; vegetais crucíferas e brássicas: repolho, brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas, agrião, couve-manteiga, mostarda, nabo, rabanete, rábano, rúcula. Chá verde; chocolate amargo; ervas e temperos como: alecrim, sálvia, hortelã, orégano, salsinha, manjericão, wasabe (raiz forte), coentro, pimentas vermelhas, gengibre, cúrcuma, canela; linhaça e gergelim; maçã; soja; tomate (de preferência em forma de molho); vinho tinto (sem excesso), suco de uva e uva.

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