A importância de manter uma alimentação saudável e a rotina de exercícios físicos

26 de março de 2020

A importância de manter uma alimentação saudável e a rotina de exercícios físicos

Há alguns dias a rotina de boa parte da população brasileira precisou mudar completamente devido à pandemia de coronavírus, que impôs comportamentos para evitar a disseminação da doença COVID-19. Em momentos como esses é fundamental que o indivíduo se mantenha ativo e continue fazendo tudo o que é possível sem sair de casa. As atividades físicas estão entre as situações rotineiras que devem continuar sendo realizadas, mas sem precisar se expor na rua e ambientes com mais pessoas. A alimentação saudável também é uma grande aliada nesses momentos de isolamento social.

O cirurgião oncológico e especialista em Terapia Nutricional e Nutrição Clínica do IOP e Valencis Curitiba Hospice, Vinicius Basso Preti, explica que a alimentação deve ser a mais próxima do habitual. “Toda dieta saudável deve conter carboidratos, preferencialmente os integrais, como arroz e massas, proteínas e gorduras de boa qualidade, como azeite e castanhas. É importante adicionar saladas e legumes durante as principais refeições e frutas ao longo do dia. Quanto mais colorido for o prato, maior a diversidade de nutrientes que você estará ingerindo.”

Cuidados com o mundo virtual
Muito se lê na internet sobre alimentos que podem aumentar a imunidade, mas o especialista ressalta que nenhum alimento específico tem o poder de melhorar o sistema imunológico. “Cuidado com dietas da moda. A dieta deve conter verduras, legumes e frutas. Não podemos descuidar de fontes proteicas como carnes vermelhas magras, carnes brancas e fontes vegetais de proteínas, como soja, grão de bico e brócolis. O melhor profissional para indicar uma dieta é o nutricionista. Cuidado com as guloseimas nesse tempo de quarentena e com as dietas restritivas, aquelas destinadas a perder peso, algumas delas podem prejudicar a sua imunidade”, destaca o nutrólogo.

Assim como uma boa alimentação, é muito importante manter as atividades físicas em dia durante a quarentena. Um grande aliado nesse momento são os conteúdos que estão disponíveis na internet em sites, aplicativos, vídeos e lives em redes sociais como Instagram e Facebook, onde profissionais de educação física estão dando aulas gratuitas para que as pessoas continuem com a sua rotina de exercícios.

A atividade física tem inúmeros benefícios, entretanto, para quem não pratica nenhum tipo de atividade, deve escolher atividades mais leves, e que tolere fazer. Conforme for conseguindo completar as atividades, ir aumentando gradualmente o tempo e o grau de dificuldade. “Mas é preciso cuidado. Nas lives, o professor de educação física não estará vendo a execução do seu exercício. Portanto, se não compreendeu o exercício, você pode se machucar. E lembrem-se: exercícios em praças e parques não estão liberados, devem ser feitos dentro de casa. E quem entende de exercício é o professor de educação física. Cuidado com os blogueiros de plantão”, cita Vinicius Basso Preti.

Buy traffic for your website