A importância da gratidão

5 de janeiro de 2021

Gratidão. Com certeza você já ouviu muito essa palavra. Mas, afinal, o que ela significa? Derivada da palavra latina gratia, que significa graça, graciosidade, a palavra com o passar dos anos ganhou destaque e outros significados. A gratidão pode ser uma forma de agradecer por algo recebido de forma tangível ou intangível. Esse sentimento é tão importante em nossas vidas que hoje, dia 6 de janeiro, é o Dia da Gratidão.

Para Renata Gonçalves, responsável pelo Serviço de Psicologia do IOP, a gratidão já foi comprovada cientificamente como um ato e sentimento benéfico para a saúde mental e inclusive física do ser humano, e quando falamos de pacientes oncológicos e seus familiares, sabemos que há questões de saúde que podem gerar sofrimento emocional e físico, além de alterações na rotina e relações desses indivíduos.

As partes não tão boas de um diagnóstico e tratamento geralmente ficam evidentes aos olhos. Porém, conforme o paciente e seus familiares forem se adaptando a esta nova realidade, voltar a sua atenção também para os aspectos positivos de suas vidas se faz importante. “Até porque o paciente oncológico não está reduzido ao seu diagnóstico. Desse modo, lembrar e resgatar motivos para ser grato é um ato que pode auxiliar na sua saúde mental, além de relembrá-lo da importância de outros aspectos da sua vida, permitindo desse modo se reconectar e reconstruir novas formas de relações”, explica Renata.