A quimioterapia é uma realidade para grande parte dos pacientes que foram diagnosticados com algum tipo de câncer.
Os medicamentos quimioterápicos se misturam com o sangue e são levados para todas as partes do corpo, com o objetivo de destruir as células cancerígenas.
Esse tipo de tratamento pode ser realizado isoladamente ou combinado com a radioterapia e cirurgia, sempre levando em consideração o local e tipo do tumor e o estágio da doença.
A responsável Técnica de Enfermagem da unidade IOP-Oncoville, Karin K. Dircksen Nóbrega, conta que existem alguns protocolos de quimioterapia que necessitam de preparo prévio, tomando certos medicamentos na véspera ou vitamina B 12, por exemplo.
“No dia da aplicação normalmente pedimos ao paciente que venha alimentado e que tome bastante líquido durante o processo. Também recomendamos que na primeira vez venha um acompanhante junto, pois serão repassadas muitas informações sobre como será o tratamento”, comenta.
Preparação além dos medicamentos
Antes de iniciar a Quimioterapia, o paciente passa pelo acompanhamento psicológico, nutricional, enfermagem e da farmácia clínica.
São repassadas orientações sobre todos os medicamentos que ele precisa tomar durante o período da quimioterapia e também para evitar certos efeitos colaterais, como náusea, vômito, diarreia, constipação e perda de apetite, por exemplo.
“Orientamos o paciente para que ele previna os efeitos, tomando os medicamentos antes das aplicações. Outra informação importante é que se ele sentir algo diferente deve conversar com o médico que o atende ou procurar o médico plantonista”, aponta Karin.
O tempo de duração da sessão de quimioterapia depende do tipo de tumor e da quantidade de medicamentos que deverá ser aplicada, podendo durar de uma hora e meia até dez horas.
Quando é uma infusão mais longa o paciente precisa ser internado. No entanto, independente do tempo de duração, a pessoa poderá contar com uma equipe altamente capacitada para realizar o procedimento com extrema qualidade.
“Percebemos que os pacientes acreditam que a quimioterapia é somente realizada de uma maneira, mas cada medicamento utilizado tem um efeito diferente para cada caso, por esse motivo as pessoas devem seguir todas as recomendações médicas”, finaliza.
Texto por: Instituto de Oncologia do Paraná – IOP



